Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lecar 459 Hybrid nacional vai usar motor 1.0 turbo da Renault

Horse (fabricante de motores da Renault) faz parceira com a Lecar (montadora brasileira) para fornecer 12 mil motores 1.0 de 3 cilindros

17 set 2024 - 17h45
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Lecar 459 Hybrid: carro híbrido brasileiro está previsto para 2026
Lecar 459 Hybrid: carro híbrido brasileiro está previsto para 2026
Foto: Abandonados.br / Guia do Carro

Depois que desistiu de fazer um carro elétrico brasileiro, a Lecar avança nas parcerias para a viabilização de um carro híbrido genuinamente “nacional”. A empresa tem capital brasileiro e pretende estrear no mundo das montadoras com o Lecar 459 Hybrid equipado com um motor Horse-Renault.

Previsto para ser lançado em 2026, o Lecar 459 Hybrid será equipado com o motor 1.0 turbo flex de 125 cv que equipa o Renault Kardian. O negócio foi feito entre o empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, e a Horse, empresa constituída pela francesa Renault e pela chinesa Geely para fabricar e comercializar motores a combustão.

A Horse inicialmente fornecerá à Lecar 12 mil unidades anuais de seus motores HR10 de 1.0 litro e 3 cilindros, com tecnologia Range Extender. Se o carro fizer sucesso, pode haver de aumento desse volume. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.

Ao contrário dos híbridos plug-in tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

Lecar 459 Hybrid vai usar o motor 1.0 turbo do Renault Kardian
Lecar 459 Hybrid vai usar o motor 1.0 turbo do Renault Kardian
Foto: Horse / Guia do Carro

Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.

A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. 

Este acordo ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em Agosto, quando a empresa comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste.

Produzido na planta da Horse em Curitiba, o motor HR10 tem 125 cv de potência e 220 Nm de torque, graças à injeção direta de combustível, comando duplo de válvulas e turbocompressor.

Executivos da Lecar e da Horse celebram acordo que envolve 12 mil motores
Executivos da Lecar e da Horse celebram acordo que envolve 12 mil motores
Foto: Horse / Guia do Carro

Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG – parceiro de componentes elétricos da Horse para solução Range Extender.

Sobre a Horse

A Horse emprega mais de 9.000 pessoas em sete países, com sede em Madri, Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D ao redor do mundo (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak).

A Horse é uma divisão da Horse Powertrain Limited, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas por 17 fábricas e cinco centros de P&D. A Horse Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com a Renault e a Geely detendo cada uma 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade