Lecar mostra novo design do 459 Híbrido, inspirado na Amazônia
Criado pelo designer brasileiro Romis Carmo, Model 459 Híbrido da Lecar tem postura da onça-pintada e fluidez dos rios amazônicos
A empresa brasileira Lecar divulgou um novo design do Model 459 Híbrido, que pretende lançar no mercado em 2026. O design foi desenvolvido por Romis Carmo, profissional com mais de 20 anos de experiência no segmento e amigo do fundador, Flavio Figueiredo Assis. Este é o primeiro trabalho de Carmo no setor automotivo.
“Um bom designer não precisa ser, necessariamente, especialista no ramo atuado, mas utilizar estratégia em seu processo criativo, baseada em pesquisas aprofundadas para que atinja o propósito maior de fomentar a venda do produto ou o serviço de forma aderente às expectativas do público-alvo”, acredita Romis Carmo.
Ele disse que seu propósito não era apenas criar um veículo funcional, mas algo que transmitisse a essência do Brasil em cada detalhe. Sua inspiração veio da Amazônia, o pulmão do mundo. Segundo o designer, o Lecar 459 Híbrido, “une beleza, design e a responsabilidade de preservar o meio ambiente”.
As curvas do modelo, suaves e contínuas, seriam inspiradas nos rios sinuosos da Amazônia, garantindo fluidez em uma estética natural e prezando pela eficiência aerodinâmica. “Esse design evoca o fluxo das águas, tornando o carro não apenas um meio de transporte, mas uma extensão das formas da nossa paisagem”, disse
Os faróis foram inspirados na postura vigilante e agressiva da onça-pintada, um dos predadores mais fortes da Amazônia. “Assim como a onça, o 459 Híbrido apresenta um olhar afiado e decidido”, disse Romis Carmo. “As lanternas traseiras remetem aos olhos atentos da harpia, a poderosa ave de rapina conhecida por sua visão penetrante.”
O capô alongado, com linhas fortes, sugerem prontidão para a ação, evocando a energia e a destreza desse predador. A ideia é que o desempenho híbrido do Lecar 459 combine velocidade e eficiência.
No interior do 459 Híbrido, cada elemento também presta homenagem à Amazônia, contendo texturas e acabamentos que remetem à riqueza da nossa biodiversidade, unindo sofisticação com uma profunda conexão com a natureza.
“Este não é apenas mais um carro, mas uma celebração do design brasileiro, da nossa biodiversidade e da força dos animais que habitam a floresta”, destaca Flávio Figueiredo Assis.
Uma versão 3D deste design será compartilhada, em breve, nas redes sociais da empresa. “Nosso grande propósito é desenvolver um carro 100% brasileiro para a população, adequado à realidade das estradas nacionais e ao desejo do público”, diz Assis.