Lexus lança híbrido plug-in NX450h+ no Brasil por R$ 457.990
Disponível em versão única, ele tem 10 anos de garantia, desempenho de esportivo (0 a 100 km/h em 6,3 s) e consumo de até 36,1 km/l
Um novo SUV médio premium, híbrido plug-in (recarregável na tomada), chega para disputar clientes que têm quase meio milhão para gastar em um carro. Eis o Lexus NX 450h+
A Lexus anunciou nesta quinta-feira (27) a chegada do NX 450h+, seu mais novo híbrido plug-in no Brasil, por R$ 457.990. Pelo tamanho, proposta e pelo preço, ele estreia no país para ser rival direto de Audi Q5 PHEV, Volvo XC60, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC, entre outros.
Com conjunto eletrificado de 308 cv, o SUV é nada menos que o líder de vendas da divisão premium da Toyota no país – foi responsável por 49% das entregas da marca em 2024. Ele se renova, portanto, para "reafirmar o protagonismo da Lexus na descarbonização do segmento de luxo".
Outro grande destaque do SUV é o tempo de garantia, que pode chegar a dez anos, diferencial inédito na categoria. Com o lançamento do NX 450h+, a marca amplia sua presença no mercado, não só expandindo o portfólio, mas também fortalecendo seu crescimento com a ampliação da rede de concessionárias.
Além do conjunto híbrido, o carro tem sistema de tração integral (AWD) eletrônico e a transmissão "Hybrid Transaxle" continuamente variável do tipo planetária, além da tecnologia shift-by-wire, que substitui as tradicionais conexões mecânicas por comandos elétricos. Em conjunto, os recursos garantem arrancadas mais lineares, trocas de marchas mais rápidas e melhor consumo de combustível.
A bateria do sistema é composta por íons de lítio e tem 18,1 kWh - são até 55 km de autonomia no modo 100% totalmente elétrico. A Lexus também oferece de série, sem custo adicional, um carregador portátil e um wallbox da WEG - capaz de recarregar a bateria por inteiro em 2h45.
Dessa forma, o NX consegue alcançar médias de 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Já no modo elétrico – seguindo a metodologia do Inmetro –, ele conseguie fazer 36,1 "km/l e" na cidade e 29,6 "km/l e" na estrada.
Luxo na cabine
Por dentro, o SUV tem central multimídia com tela de 14" que pode ser controlada pela voz, por meio da frase "Olá, Lexus", além de conectividade via Android Auto e Apple CarPlay e sistema de som da grife Mark Levinson com 17 alto-falantes. Tem ainda maçanetas eletrônicas e-Latch, retrovisor digital – com apoio da câmera instalada no vidro traseiro – e segunda fileira de bancos com rebatimento elétrico.
Na parte de segurança, o SUV vem com sete airbags e o sistema Lexus Safety System 3.0, bem como uma série de tecnologias de segurança ativa para auxiliar o condutor:
- Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso quando ultrapassar as marcações da pista.
- Sistema de Mudança de Faixa (LDA): o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
- Sistema de Colisão Frontal (PCS): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
- Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga parcialmente os LEDs do farol para evitar ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a noite.
- Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.
- Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo.
- Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira e, caso necessário, freia de forma automática enquanto estiver abaixo de 20km/h.
- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximam por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro é emitido, junto com um alerta visual que se acende nos retrovisores. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema faz o travamento automático.
Também há controle de tração e estabilidade com assistência de partida em subida, além de sistema de iluminação lateral (cornering lamp); sensores de estacionamento inteligente, que funcionam em velocidades de até 15 km/h; e o Assistente Ativo em Curvas, que completa o pacote de segurança do SUV.
O Lexus NX 450h+ traz freios ABS com discos ventilados nas quatro rodas - e regenerativos na dianteira -, sistema Isofix, câmera de visão 360° e Advanced Park, assistente de estacionamento automático (paralelo e perpendicular) com 12 sensores capazes de atuar de modo semiautônoma, sem intervenção do condutor.
Atualmente há dez concessionárias da Lexus, "estrategicamente" localizadas em algumas das principais cidades do Brasil. São duas em São Paulo (SP), além de Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e Brasília (DF) – em abril, a marca inaugura uma nova em Fortaleza (CE).
Vale lembrar que clientes da Lexus também têm o suporte da rede Toyota em todo o território nacional.
Disponível em oito opções de cores externas, o NX 450h+ é oferecido nos tons Branco Sônico, Cinza Titanium, Cinza Cromo, Preto Grafite, Verde Musgo, Azul Celestial, Bronze e Vermelho.
