Lexus UX 300h é "primo rico" do Toyota Corolla Cross
UX 300h é o modelo mais barato da Lexus e tem credenciais para enfrentar SUVs europeus; modelo trocou sobrenome e ficou 14 cv mais potente
Com a meta de bater SUVs europeus, como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e companhia, a Lexus lançou o inédito UX 300h no começo deste mês.
O modelo chega para substituir o UX 250h e, como principal credencial, vem com maior eficiência energética. Agora, a quinta geração do conjunto híbrido deixou o crossover mais potente e sustentável.
Para colocar o primo rico do Toyota Corolla Cross (ambas as japonesas pertencem ao mesmo grupo) na garagem, o interessado precisa desembolsar R$ 299.990.
E não é só isso. O torque do motor elétrico também aumentou: foi de 20,2 kgfm para 20,6 mkgf. No motor a combustão, continuam os mesmos 18,8 kgfm. O torque combinado, porém, a marca não divulga. Seja como for, o modelo ficou um pouco mais esperto nas arrancadas e retomadas de velocidade.
De acordo com dados divulgados pela Lexus, o UX 300h acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave. A alavanca tem até formato de joystick.
Na estética, o crossover não mudou. Continua com o (belo) design da atual geração - que chegou ao mercado em 2019, no fim da década passada. Destaque para os faróis iluminados por LEDs com detalhes em "L". As lanternas atravessam a tampa do porta-malas e têm desenho aerodinâmico. Para completar, as rodas de liga leve com 18" completam o visual requintado, com acabamento em preto e diamantado.
Por dentro, o carro tem materiais sensíveis ao toque e couro em diversas partes. A central multimídia de 12,3" tem câmeras, mapa próprio e espelhamento de Apple CarPlay sem fio.
Já quem tem Android Auto não escapa do uso de fio para conexão. Além disso, o crossover tem ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com memória, ventilação e aquecimento e, por fim, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de manutenção de faixa. Estão presentes, ainda, sistemas de identificação de ponto cego e de colisão frontal, bem como farol alto automático.