Lifan quer lugar da Kombi no mercado com novo utilitário
Foison chega ao Brasil em duas versões (básica e completa) e parte de R$ 34.990
A Lifan trouxe ao Brasil o mini truck Foison, segundo veículo da marca no mercado nacional. Já disponível nas concessionárias no País, o utilitário tem como objetivo buscar o espaço deixado pela Kombi no segmento – o veículo da Volkswagen deixou de ser produzido em dezembro de 2013. O Lifan Foison chega ao mercado brasileiro em duas versões (básica e completa) e parte de R$ 34.990.
Chamado pela empresa de “ajudante geral”, o Foison vem equipado com motor 1.3 litro a gasolina com injeção eletrônica, capaz de produzir 85 cavalos de potência, alavancado por um câmbio manual de cinco velocidades. Um dos diferenciais é a grande caçamba de 2,8 metros de comprimento por 1,5 metro de largura e 33 centímetros de altura, com capacidade de carga de 800 quilos, que vem de série.
De série, a versão básica (R$ 34.990) vem equipada com airbag duplo, freios ABS, rádio digital, tomada, ar quente, luz de leitura, luz de neblina traseira e rodas de aro 14. A versão completa possui ainda ar-condicionado e direção elétrico-assistida.
Destinado principalmente para serviços dentro das cidades, o Foison possui um tanque de combustível com capacidade para 40 litros de gasolina. Segundo a marca chinesa, os veículos foram testados por cerca de 50 mil quilômetros e, dentro da cidade, o consumo médio foi de 9,39 quilômetros por litro. Na estrada, a média foi de aproximadamente 10 quilômetros por litro.
O objetivo da Lifan é comercializar 1,3 mil unidades do mini truck até o final de 2014. Os concorrentes diretos do veículo da marca chinesa serão Fiat Doblo Cargo, Fiat Fiorino, Renault Kangoo, Hyundai HR e Kia Bongo.
"A ideia é pegar alguns segmentos que estão crescendo. Estamos analisando o que ocorre atualmente no mercado brasileiro. Nos últimos anos, esse mercado vem crescendo, em média, 3%", afirmou Luiz Zanini, diretor de marketing da Lifan no Brasil.
Segmentos de utilização do Foison
De acordo com a Lifan, a caçamba versátil do Foison permitirá que a companhia busque diversos segmentos no mercado. O interesse da marca é buscar as empresas de distribuição de água e gás, vidraçaria, agronegócio, transporte de motos, entregas, food truck, pet shop, padarias e buffets.
A Lifan anunciou também um programa de vendas especial para empresas. De acordo com a marca, os preços dos veículos podem variar de 7% a 12,5%, dependendo da demanda. Um micro-empresário, por exemplo, consegue adquirir uma versão básica do Foison por R$ 32.525, enquanto outro com grandes frotas pode comprar o veículo por R$ 30.640.