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Linha esportiva mostra que Volvo tem mais do que segurança

Fabricante sueca renova a linha R-Design no Brasil com preços entre R$ 138 mil e R$ 240 mil

20 out 2013 - 09h36
(atualizado às 09h36)
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Conhecida por seus sistemas de segurança inovadores e carros "quadradões", a sueca Volvo mudou sua cara há um tempo e mostra que tem muito mais a oferecer com a linha esportiva R-Design, que chega renovada ao Brasil com o inédito V40, além das versões de S60, V60 e XC60. Embora mantenha levantada a bandeira da segurança como sua principal qualidade, estes modelos foram pensados para rivalizar com as linhas S (Audi), M (BMW) e AMG (Mercedes-Benz).

As diferenças passam principalmente por modificações nos motores, que ficam mais potentes, e apetrechos que transpiram esportividade, como saída de escapamento cromada, para-choques esportivos e rodas maiores. Molas e amortecedores específicos deixam os carros 15 mm mais baixos. No V40 R-Design, por exemplo, o propulsor T5 turbo de 2.0 l ganhou mais 30 cavalos de potência, desenvolvendo até 210 cv. Com isso, o carro acelera até 100 km/h em 6s9, ante 8s7 do modelo regular. 

No entanto, é com o propulsor T6 que é possível sentir mesmo a esportividade em um Volvo. Disponível apenas nos modelos da gama "60", o bloco de 3.0 l com seis cilindros em linha rende até 304 cavalos de potência, acompanhado de transmissão automática de seis velocidades e tração integral. Segundo a fabricante, o sedã S60 T6 alcança os 100 km/h em 5s9, enquanto o V60 atinge a mesma marca em 6s0 e o utilitário esportivo XC60, em 6s9.

O SUV é o carro mais vendido da marca no Brasil e responde por quase metade dos emplacamentos. Para o próximo ano, a expectativa é de 1.800 unidades, dentro de uma cota de 3 mil carros sem o acréscimo de IPI que a montadora tem para importar. E foi justamente o XC60 T6 R-Design que tivemos a oportunidade de testar em uma pista privada de corrida em Itu, no interior de São Paulo. 

Com bancos esportivos e volante em couro, o preto domina o interior, balanceado por detalhes em alumínio. No interior, a principal diferença entre a versão anterior é o painel digital personalizável, que apareceu pela primeira vez no V40 e agora equipa também a linha 60. Com ele é possível selecionar três tipos de visual e configuração. Dada a partida pelo botão, passamos a câmbio para o modo Sport e soltamos o freio de mão pelo botão no lado esquerdo do painel para sentir o ronco do motor 3.0 l.

Mesmo com seu 1,71 metro de altura, o XC60 não perde a elegância nas curvas mais agressivas do circuito, enquanto o controle de tração funciona bem em praticamente todos os contornos. O câmbio automático não desaponta, com trocas precisas ressaltando o desempenho do motor. Apenas na última curva da pista na Fazenda Capuava é que a transmissão se atrapalha um pouco e faz o carro perder velocidade na entrada da reta.

Depois do teste em alta rotação, voltamos para São Paulo com um modelo T5 para testar o novo sistema multimídia que pode navegar na internet, obter informações de trânsito em tempo real e ouvir estações de rádio online, caso esteja conectado a uma rede sem fio. Para isso, usamos um celular com 3G como roteador e o serviço se mostrou competente, mas ainda precisando de adaptações ao Brasil.

Para ouvir uma banda, basta falar o nome em voz alta e o Sensus Connected Touch procura qual rádio online do mundo inteiro está tocando essa banda no momento. Funcionou muito bem com Foo Fighters e Coldplay, mas não com grupos brasileiros - Jota Quest foi confundido com Kanie West, por exemplo. Não tivemos sucesso também com Titãs ou Barão Vermelho. Além disso, o serviço do Spotify ainda está em fase de homologação para o Brasil. O sistema será vendido como acessório, por R$ 7.190.

A Volvo espera que a linha R-Design represente cerca de 30% das vendas do XC60, que custa R$ 249 mil na versão T6 e R$ 189 mil na T5, com motor de 240 cavalos. No segmento de utilitários ele enfrenta o BMW X3 M Sport, que tem 306 cv e sai por R$ 289 mil, o Lexus RX35, com 277 cv e preço de R$ 256 mil, além de Volkswagen Touareg (R$ 267 mil) e Audi Q7 (R$ 277 mil).

Ficha técnica

Volvo XC60 T6 R-Design

Motor: 3.0 l seis cilindros em linha

Potência: 304 cv

Peso: 1.823 kg

Velocidade máxima: 250 km/h

0-100 km/h: 6s9

Preço: R$ 249.950

Itens de série: ar-condicionado digital de duas zonas, airbags frontais e laterais, sistema city que para o veículo em caso de risco de colisão em velocidades de até 50 km/h, freios ABS com EBA, controle anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC), freio de estacionamento elétrico, farósi de xênon adaptativos, detector de ciclistas e pedestres com frenagem automática, sistema de aviso de mudança de faixa e leitura de placas de trânsito, vidros e travas elétricas, som com 12 alto-falantes e leitor de DVD, GPS, teto-solar, bancos em couro com regulagem eletrônica, volante em couro e pedaleiras de alumínio, sensor de chuva, piloto automático adaptativo, sensor de estacionamento, sistema volvo on call

Fonte: Terra
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