Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lotus Evija: hipercarro ganha edição especial Fittipaldi

Série limitada do hipercarro elétrico Lotus Evija celebra os 50 anos dos títulos de pilotos e de construtores conquistados em 1972

15 out 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Lotus Evija Fittipaldi
Lotus Evija Fittipaldi
Foto: Lotus Cars / Divulgação

O veículo mais potente produzido em série atualmente, o hipercarro elétrico Lotus Evija, ganhou uma série especial e limitada, o Evija Fittipaldi, em homenagem a uma das maiores duplas de carro e piloto na história da Fórmula 1: o brasileiro Emerson Fittipaldi e o Lotus Type 72.

Juntos, ambos venceram cinco das 11 provas do Mundial de Fórmula 1 de 1972, o que garantiu ao brasileiro o título do Campeonato de Pilotos e ao Team Lotus o do Campeonato de Construtores.

Apenas oito exemplares do carro elétrico de dois lugares estão sendo construídos à mão em Hethel, Norfolk, no Reino Unido – a sede global da Lotus Cars – e todos já foram vendidos. As entregas aos clientes estão previstas para o início do próximo ano. A ideia é que sejam produzidas, no máximo, 130 unidades do modelo.

Lotus Evija Fittipaldi
Lotus Evija Fittipaldi
Foto: Lotus Cars / Divulgação

Exibindo o famoso esquema de cores preto e dourado – que também completa 50 anos em 2022 – o exterior pintado à mão e vários outros recursos de design exclusivos foram criados para comemorar a parceria, incluindo o nome do bicampeão mundial no teto e no painel do carro.

Os números relativos ao Lotus Evija Fittipaldi são impressionantes: mais de 2.000 cv fazem dele o carro de produção em série mais potente do mundo, e em conjunto com os mais de 1.700 Nm, o trem de força permite ao hipercarro arrancar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, e  alcançar 300 km/h em nove segundos! A velocidade máxima é limitada a 350 km/h.

Lotus Evija Fittipaldi
Lotus Evija Fittipaldi
Foto: Lotus Cars / Divulgação

A especificação sob medida do Lotus Evija Fittipaldi começa com sua pintura exclusiva, que inclui sua designação escrita na carroceria em letras douradas na lateral da janela traseira. Complementando, estão as rodas pretas e douradas 'Type 72' completadas com travas centrais anodizadas – vermelhas no lado esquerdo do carro e verdes no lado direito – bem como pinças de freio pretas e douradas.

Decalques que celebram as vitórias do Type 72 na temporada de 1972 são apresentados no aerofólio traseiro ativo, enquanto um número 8 foi aplicado nas colunas centrais (Fittipaldi correu com esse número em seu carro durante a temporada de 1972, inclusive na vitória no GP da Inglaterra).

Lotus Evija Fittipaldi
Lotus Evija Fittipaldi
Foto: Lotus Cars / Divulgação

No interior, o tema do luxo e do design personalizado continua. O interior revestido de couro preto com costuras contrastantes douradas pode ser encontrado em toda a cabine, juntamente com costuras exclusivas no forro do teto, além de acabamentos dourados nas bordas das saídas de ar, no seletor giratório central, no botão de partida e nos pedais.

Clive Chapman, diretor administrativo, comentou: “Emerson Fittipaldi e meu pai desfrutaram de um relacionamento muito especial, e seu sucesso espetacular foi um brilhante esforço de equipe dos dedicados designers e mecânicos da Team Lotus. Um dos pilotos mais admirados do automobilismo, é sempre emocionante quando Emerson se reúne com o Lotus Type 72, que ele descreve como o melhor carro que já pilotou”.

Lotus Evija Fittipaldi
Lotus Evija Fittipaldi
Foto: Lotus Cars / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade