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Manutenção barata pode fazer você gastar ainda mais com o carro

Algumas manutenções são simples, mas elas podem custar muito caro se não forem feitas corretamente, afirma engenheiro mecânico

2 jan 2025 - 06h00
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A troca do óleo é uma das manutenções mais comuns, porém deve ser feita corretamente
A troca do óleo é uma das manutenções mais comuns, porém deve ser feita corretamente
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Quando se trata de manutenção de veículos, economizar parece ser a palavra de ordem para muitos motoristas. No entanto, nem sempre o caminho mais barato é o mais seguro — ou o mais econômico a longo prazo. Reparos malfeitos, peças de qualidade duvidosa e diagnósticos equivocados podem transformar pequenas economias em grandes prejuízos.

O Guia do Carro conversou com Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica, além de fundador e CEO da Strong Car Services, que listou três manutenções que se não realizadas adequadamente, podem trazer sérios prejuízos para o seu carro.

“Quando se trata de manutenção automotiva, muitas vezes o barato pode sair caro. Certos reparos e procedimentos que aparentemente são simples exigem técnica, conhecimento e os produtos corretos para garantir a durabilidade e o bom funcionamento."

E o primeiro deles, segundo Breno, é a troca do líquido de arrefecimento. “O sistema de arrefecimento é fundamental para manter o motor na temperatura ideal de operação. Uma troca incorreta do líquido de arrefecimento pode causar sérios danos ao motor”, afirma Breno.

Segundo o engenheiro mecânico, utilizar produtos não homologados ou não retirar todo ar do sistema pode levar a problemas graves, como o superaquecimento e a queima na junta do cabeçote. “Por isso, é imprescindível que esse serviço seja realizado por profissionais qualificados.”

Serviços de troca de líquido de arrefecimento são comumente oferecidos em postos de combustíveis, mas muitas vezes são realizados incorretamente. É comum, por exemplo, que frentistas se ofereçam para verificar o nível do líquido de arrefecimento. Com o motor aquecido e nessa condição [quente], o nível do líquido naturalmente se altera, dando a falsa impressão de que há uma necessidade de completá-lo. “Se isso for feito, o líquido pode ultrapassar o nível correto, comprometendo o funcionamento do sistema”.

Segundo Breno, completar o líquido com o motor quente aumenta o risco de deixar ar preso no sistema, o que pode causar falhas graves e prejuízos consideráveis. “Então, para evitar problemas, a verificação do nível deve ser feita com um motor completamente frio e o líquido deve ser reposto ou substituído conforme as especificações do fabricante. Confie apenas em profissionais treinados e capacitados para esse tipo de manutenção.”

O segundo é a troca do óleo do motor. A troca do óleo é uma das manutenções mais comuns, mas, assim como a troca do líquido de arrefecimento, exige atenção a detalhes técnicos para ser feita corretamente. Uma prática completamente incorreta é aferir o nível do óleo com motor quente.

Segundo Breno, com o veículo aquecido, o óleo já se espalhou por todo o motor, o que pode levar a uma falsa interpretação de que o nível está baixo. O procedimento correto é verificar o nível com o motor totalmente frio e o veículo em uma superfície plana. Isso garante uma medição precisa e evita erros que ocorrem quando o nível é aferido de maneira inadequada, o que acontece em postos de combustíveis, onde o frentista pode completar o óleo desnecessariamente, deixando o motor com excesso de lubrificante.

“Esse excesso pode causar vazamentos e danos ao sistema, como o aumento da pressão interna do motor e comprometimento das vedações do mesmo. Portanto, a troca do óleo deve ser realizada por profissionais qualificados, e que utilizem lubrificantes homologados pelo fabricante, além de seguir os procedimentos corretos para evitar problemas e prolongar a vida útil do motor”, afirma Breno.

A terceira manutenção, que se não for feita corretamente pode custar caro, é o procedimento de alinhamento e balanceamento. O alinhamento e balanceamento são procedimentos rotineiros que, quando feitos inadequadamente, podem comprometer tanto a segurança quanto a economia do motorista.

“Um alinhamento mal realizado pode causar desgaste irregular dos pneus, diminuindo sua vida útil e afetando a estabilidade do veículo. Pior ainda. Problemas no alinhamento podem interferir diretamente no sistema de direção, colocando em risco a segurança dos ocupantes”, afirma Breno.

Conforme o engenheiro mecânico, as manutenções automotivas podem parecer simples, mas escondem detalhes técnicos que fazem toda a diferença para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários. “Confie sempre em profissionais qualificados e utilize produtos homologados. Afinal, cuidar do seu carro é investir em segurança, economia e tranquilidade a longo prazo. Lembre-se, a manutenção correta hoje é o que evita prejuízos amanhã”, finaliza Breno.

Guia do Carro
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