PUBLICIDADE

Manutenção preventiva: saiba o que sempre deve ser checado

Providenciar a manutenção preventiva do carro é sempre importante, ainda mais antes de pegar a estrada; confira o que verificar

22 nov 2022 - 17h09
(atualizado às 22h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Manutenção preventiva: o que checar.
Manutenção preventiva: o que checar.
Foto: Divulgação

Manter a manutenção do veículo em dia é fundamental para evitar não só paradas inesperadas, mas também acidentes. Problemas mecânicos são um dos fatores que podem acarretar imprevistos e até resultar em mortes no trânsito. Por isso, é importante saber a hora de fazer a manutenção preventiva.

“A manutenção preventiva pode impedir o surgimento de defeitos mecânicos e até mesmo prejuízos financeiros já que uma peça danificada pode causar danos a outros componentes do automóvel”, afirmou Jeferson Credidio, gerente de serviços e engenharia da Nakata.

Diversos componentes precisam ser avaliados periodicamente no veículo, entre eles, o sistema de suspensão – amortecedores, molas, braços oscilantes, buchas, pivôs, coxins, batentes e barra estabilizadora. “São itens que estão diretamente ligados à segurança do automóvel, à dirigibilidade e também ao conforto dos ocupantes”, explicou Credidio.

Outro sistema primordial e que tem forte relação com a segurança na hora da manutenção preventiva é o dos freios, que compreende várias peças, como cilindro mestre, pastilhas, discos, lonas, tambores, fluido e servo freio, portanto deve ser priorizado na hora da manutenção preventiva.

Também parte do quesito segurança, o sistema de iluminação deve ser checado frequentemente.

A parte dos fluidos também é fundamental para que motor, câmbio e diferencial funcionem adequadamente. Assim, conferir o nível periodicamente, fazer a troca do óleo bem como dos filtros de acordo com a recomendação da montadora contribui para prolongar a vida útil desses conjuntos. Outro que não pode ser esquecido é o fluido do sistema de arrefecimento (radiador) para não resultar em superaquecimento.

Desgaste acentuado ou deformações de pneus também devem ser verificados já que afetam a segurança do veículo.

Uma boa prática é calibrar os pneus a cada 15 dias e verificar o balanceamento e alinhamento da direção periodicamente, pois esses itens, segundo Credidio, interferem na condução e na estabilidade do veículo.

A recomendação é em qualquer dúvida com relação à revisão dos componentes do automóvel, seguir as recomendações do manual do proprietário e levar a um mecânico de confiança para avaliação do que deve ser reparado ou substituído.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade