Marca brasileira que fazer "Tesla híbrido" por R$ 150 mil
A ideia da Lecar, empresa 100% nacional de carros eletrificados, é começar a vender o 459 híbrido já a partir de 2026, com fábrica no ES
Imagine um carro parecido com um Tesla, híbrido, que anda bem, bebe pouco, custe barato e que ainda tenha 83% das peças nacionalizadas? Essa é a ideia do Lecar 459
A Lecar é uma empresa brasileira que tem como objetivo vender carros eletrificados de baixo custo. A ideia inicial era produzir modelos 100% elétricos, mas agora a empresa já trabalha com a ideia de híbridos.
Segundo a publicação da revista Quatro Rodas, a empresa apresentou recentemente o visual do primeiro veículo, detalhou seus dados mecânicos e anunciou a construção de uma fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, cerca de 120 quilômetros da capital Vitória.
De acordo com a reportagem, a inauguração está prevista para 2026. O local teria capacidade para produzir 120 mil carros por ano, cerca de 1.500 empregos diretos e outros 3.000 indiretos ou terceirizados.
A ideia dessa fábrica em Sooretama é essencial para que o projeto dê certo: o local fica a apenas 25 km do aeroporto de Linhares e a aproximadamente 100 km do Porto de Espírito Santo, um dos maiores do Brasil.
A empresa ainda precisa definir como será feito o financiamento - como os gigantes feitos em acordo com o BNDES.
O 459, híbrido, seria o primeiro modelo 100% nacional. No projeto, ele terá conjunto parecido com o que era construído no BMW i3 - um motor elétrico alimentado por um flex, portanto sem chance de parada por falta de bateria.
O motor flex em questão será o 1.0 turbo de três cilindros da Horse - empresa de motores criada por Renault e Geely -, portanto muito próximo do que conhecemos na linha Kardian.
Posicionado de forma longitudinal na dianteira, esse motor não vai tracionar o carro, mas acionar um WEG (gerador) de 50 kW, que é quem vai alimentar o motor elétrico traseiro de 163 cv e 26,3 kgfm de torque.
A promessa é de um 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
A bateria prometida tem 18,4 kWh (e deverá ser fornecida pela Winston). Ela poderia entregar autonomia combinada de 1.000 quilômetros e ainda permitir rodagem de cerca de 100 km no modo 100% elétrico.
A única forma de recarregamento seria justamente o motor 1.0 a combustão. Ou seja, nada plug-in.
A Lecar também quer criar, posteriormente, uma versão 100% elétrica do 459. Falamos de um sedã acupezado com 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura e com 2,70 m de entre-eixos, com 1.396 quilos e porta-malas de 530 litros.
Ele deverá ser equipado com pacote ADAS e com uma série de recursos atuais do mercado de automóveis, sem deixar de fugir da ideia de preço: R$ 150 mil. Por enquanto, só há imagens externas.