Mercado de carros “bomba”; Fiat Strada já passa de 11 mil vendas
Bom momento na economia brasileira reflete nas vendas de veículos leves, com crescimento de 20% em relação ao ano anterior
O mercado de carros “bomba” em Agosto, refletindo o bom momento da economia brasileira. Apesar dos juros altos, que inibem os financiamentos, as vendas de veículos leves apresenta um crescimento de 20% nas primeiras três semanas de Agosto 2024, comparado com Agosto 2023. O maior destaque é o Fiat Strada, que já passou de 11 mil vendas.
Segundo o informe mais recente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Fiat Strada lidera o ranking geral de vendas com 11.340 emplacamentos. O domínio da picape da Stellantis é amplo e irrestrito. Tem enorme vantagem sobre seus rivais da Volkswagen, a picape Saveiro (3.933 vendas) e o hatchback Polo (9.216).
“A média diária está projetando vendas entre 207 mil e 213 mil unidades em Agosto”, informe o consultor automotivo Marcelo Cavalcante. “Podemos ter surpresas positivas, caso as montadoras consigam atender a demanda de alguns modelos com foco no setor de locação e grandes frotistas.” No mês passado, a fábrica da Fiat em Betim (MG) bateu recorde de produção.
Especificamente no segmento de picapes, liderado pelo Fiat Strada, há uma disputa intensa pelo segundo lugar, entre o Fiat Toro (3.933 vendas) e o Volkswagen Saveiro (3.919). A diferença entre as duas picapes é de apenas 14 unidades.
Entre as picapes médias-grandes, com carroceria sobre chassi, a liderança é do Toyota Hilux – e folgada. Com 3.202 registros, a Hilux tem ampla vantagem sobre a Nova Ranger, da Ford, que soma 1.863 emplacamentos. Mas é um ótimo mês para a Ranger, que se firma como vice-líder da categoria, com mais de 400 unidades à frente da S10, da Chevrolet (1.446 registros até aqui).
Acima da S10 está a Nova Montana, também da Chevrolet, com 1.611, fazendo dupla concorrência (Strada, abaixo; Toro, acima), mas perdendo em ambas. Somente mais uma picape fica à frente dos furgões no segmento de comerciais leves: é a Rampage, da Ram, com 1.335, bem à frente de sua rival Maverick, da Ford (392).
Mais abaixo no ranking de picapes médias-grandes, o Fiat Titano (510 unidades) está à frente do Nissan Frontier (490) e do Volkswagen Amarok (363), mas ainda atrás do Mitsubishi L200 (627).
A boa venda dos furgões também é um exemplo do bom momento na macroeconomia, pois reflete investimentos das empresas. O Fiat Fiorino é o mais vendido em Agosto (após três semanas) com 1.269 registros. É seguido pelo Renault Master com 683 e pelo Fiat Scudo com 452. O Scudo, aliás, acaba de ganhar grandes modificações na linha 2025, junto com os modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert (os três da Stellantis).