Mercedes-AMG destrona Porsche em desafio de velocidade
Hipercarro Mercedes-AMG One é o novo recordista de Nürburgring, superando o rival Porsche 911 GT2 RS por larga vantagem
A Mercedes-Benz, por meio de seu braço esportivo Mercedes-AMG, é a nova recordista de velocidade no lendário circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, com a incrível marca de 6min35s183. Para se ter ideia do quão impressionante foi esse feito, basta lembrar que um Porsche 911 GT2 RS Manthey havia registrado 6min43s000 no ano passado, mas como o carro possuía um kit de alto desempenho, o tempo foi desconsiderado na categoria de carros de produção.
O novo recorde do Mercedes-AMG One foi obtido com o alemão Maro Engel a bordo. Piloto oficial da Mercedes e embaixador da marca, Engel definiu a experiência como “inesquecível”, mas, mesmo assim, afirmou que não ficou totalmente satisfeito. “Não esperava que fôssemos capazes de registrar um tempo de volta nessas condições. Havia pontos cruciais do circuito que não estavam totalmente secos, e em outros a pista estava um pouco suja. Foi um desafio e tanto”, declarou.
Para tornar o feito ainda mais dramático, a volta recordista foi realizada quando faltava apenas 1 minuto para o fechamento da pista, já que devido ao típico clima de outono na região de Eifel – onde se localiza o autódromo – as condições da pista mudavam muito a cada minuto. Mas, como se vê, a arriscada estratégia rendeu frutos para a equipe.
Vale lembrar que o hipercarro Mercedes-AMG One conta com tecnologia híbrida de motorização desenvolvida nas pistas de Fórmula 1, com um motor V6 turbo a combustão de 1.6 litro e quatro elétricos trabalhando em conjunto, o que resulta em uma potência total de 1.078 cv entregues às quatro rodas
Maro Engel também explicou que enfrentou outra dificuldade para registrar o novo recorde: o longo traçado da pista, com 20,8 km de extensão, que o obrigou a ter atenção redobrada com o momento certo para acionar o DRS nas retas e também com o gerenciamento da recuperação de energia nas frenagens. O cupê registrou 338 km/h na longa reta Döttinger Höhe, uma das principais do traçado.