Mercedes-AMG faz 55 anos e lança novo EQS elétrico no Brasil
Fundada em 1967 por engenheiros da Mercedes, divisão esportiva AMG completa 55 anos de história e terá novidades em eletrificação em 2022
A Mercedes-Benz está em festa no Brasil. Neste mês, a montadora alemã celebra os 55 anos da divisão esportiva Mercedes-AMG e apresenta novidades com relação à eletrificação. Fundada em em 1 de junho de 1967 pelos engenheiros Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, a AMG se especializou na preparação de versões esportivas de carros da Mercedes. Em 2022, a marca vai vender no Brasil o novo elétrico AMG EQS 53 4Matic+.
Com entregas previstas a partir do início de julho, o novo Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ é equipado com dois motores elétricos que oferecem 658 cv e 949 Nm de torque. A tração é integral nas quatro rodas, e o alcance é de até 580 km. O desempenho é digno de um esportivo, já que o AMG EQS 53 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 s e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Ele terá um preço inicial de R$ 1.350.900.
“É uma honra comemorarmos essa data tão especial para a nossa marca. A Mercedes‑AMG GmbH registou grandes sucessos no automobilismo e no desenvolvimento de veículos únicos, reforçando a sua posição como uma marca de carros esportivos de desempenho e de sucesso. Continuaremos investindo nesse segmento para seguirmos contando ótimas histórias sobre performance e exclusividade”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
A história da AMG começa com dois engenheiros da Daimler-Benz. Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher trabalhavam na companhia nos anos 60 e foram responsáveis por preparar o motor de competição para o emblemático Mercedes 300 SE – até a companhia suspender as atividades de automobilismo. Com isso, os jovens decidiram tornar-se independentes, fundando seu próprio centro de engenharia.
Enquanto Aufrecht era um apaixonado por automobilismo, Melcher era conhecido por sua genialidade na área do desenvolvimento de motores. No dia 1 de junho de 1967, a AMG iniciou suas atividades em uma garagem em Burgstall (Alemanha), permanecendo até 1976, quando se mudou para Affalterbach, onde está até hoje.
A sigla que dá nome à marca é composta pelas iniciais dos fundadores, Aufrecht e Melcher, sendo o “G” para Großaspach – local de nascimento de Aufrecht. A sede da Mercedes-AMG em Affalterbach conta com as equipes de gerenciamento, administração, vendas, desenvolvimento e design, bem como a construção de motores artesanais AMG V8.
Cada unidade de motor é montada manualmente por um único fabricante de motores de acordo com a filosofia "um homem, um motor", e é fornecido com uma placa assinada à mão pelo técnico responsável. Os demais motores são produzidos nas fábricas de Kölleda (motores de quatro cilindros em linha) e Mannheim (motores V12). A Mercedes-AMG é hoje responsável pelo desenvolvimento não só da nova família de 8 cilindros da marca Mercedes-Benz, mas também dos motores AMG V8.
Momentos marcantes da Mercedes-AMG
Com o passar dos anos, a AMG atingiu uma série de momentos marcantes na história da indústria automotiva mundial. Entre eles está o desenvolvimento do Mercedes 300 SEL 6.8, veículo mais potente dos anos 70, com motor V8 de 428 cv, algo incomparável para a época.
Na década seguinte, o AMG 450 SLC Racing Coupé venceu o Grande Prêmio de Nürburgring. Essa vitória impulsionou os negócios da AMG, uma vez que diversos proprietários de coupés de rua passaram a buscar mais potência por meio dos projetos oferecidos pela preparadora alemã.
Com o crescimento da empresa, a Mercedes-Benz assinou em 1990 um contrato de cooperação com a AMG nos projetos esportivos. Mais tarde, em 1999, a Daimler Chrysler se tornou a proprietária majoritária e, em 2005, a acionista única da AMG.
Nos anos seguintes, a fusão da Mercedes-Benz e da AMG deu origem a uma série de novos modelos. O C 36 AMG, por exemplo, foi o primeiro best-seller da marca, com 5 mil unidades vendidas. Entre vários outros veículos produzidos em larga escala, destacou-se também o Mercedes-Benz SLS AMG, primeiro automóvel inteiramente desenvolvido pela Mercedes-AMG.
Atualmente, toda a família de modelos AMG GT (duas e quatro portas) fazem parte da segunda geração de automóveis desenvolvidos inteiramente pela marca de alta performance. Em 2022, a linha Mercedes-AMG conta com mais de 50 versões, sendo 12 disponíveis no Brasil, além de diferentes produtos de alto desempenho Mercedes-AMG com potências entre 306 cv (Mercedes-AMG 35 4MATIC) e 639 cv (Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ 4-doors Coupé).
Esse portfólio oferece sedans, coupés e SUVs, bem como roadsters e o Mercedes-AMG GT. Além dos ajustes no motor, os carros da divisão esportiva também trazem design e acabamento diferenciados. Para oferecer um atendimento personalizado e exclusivo ao cliente desse segmento, a marca conta com 12 concessionários Performance Center no Brasil, que apresentam profissionais AMG Experts para Vendas e Pós-Venda.
Com suas raízes firmemente assentadas no automobilismo, a marca Mercedes-AMG está presente nas pistas há cinco décadas, desde sua posição como a marca de maior sucesso na história do DTM (campeonato alemão de turismo), até o automobilismo para clientes com os modelos SLS AMG GT3, o Mercedes-AMG GT3 e GT4.
A marca Mercedes-AMG também está representada na Fórmula 1 desde a temporada de 2012 pela equipe Mercedes-AMG Petronas e pela fabricante de motores e tecnologia Mercedes-AMG High Performance Powertrains. Além disso, a AMG também fornece o Safety Car de Fórmula 1 e o Carro Médico de Fórmula 1 desde 1996.
Neste ano, a marca apresentou a versão de produção do novo hiperesportivo Mercedes-AMG ONE, que utiliza um conjunto mecânico original dos modelos da equipe de F1 nos últimos anos, com mais de 1.000 cv.
Além disso, inúmeras ações de parceria foram criadas ao longo dos anos para levar a marca e seus produtos a novos públicos. Atualmente, a empresa atua em colaborações com marcas como a fabricante de relógios de luxo suíça IWC, o rapper will.i.am, a marca de skatewear londrina Palace, a fabricante de barcos de corrida Cigarrette Racing e a Microsoft e seu jogos de simuladores virtuais.
Para o futuro, o objetivo da marca é tornar-se também um ícone da alta performance na era da eletrificação. O EQS 53 4MATIC+ é o primeiro modelo Mercedes-AMG 100% elétrico, com autonomia de até 580 km e 658 cv de potência, e marca novo momento da empresa. Já o conceito Vision AMG apresenta as ideias da marca para o futuro, com amplo foco em eficiência em todas as partes, seja no design ou no uso de novos materiais. Confira os principais momentos na história da Mercedes-AMG:
- 01.06.1967 - Fundação da AMG - Aufrecht Melcher Großaspach empresa de engenharia, design e desenvolvimento de motores de corrida
- 1971 - AMG 300 SEL 6.8 vence sua categoria nas 24 horas de SPA
- 1976 - AMG se muda para uma nova oficina em Affalterbach
- 1986 - Melcher cria o AMG 300 E 5.0–6.0 “The Hammer” – até hoje um mito nos EUA
- 1990 - AMG assina primeiro contrato de cooperação Mercedes-Benz para competições esportivas
- 1993 - Lançado Mercedes-Benz C 36 AMG, primeiro modelo de rua com a assinatura oficial da AMG
- 1996 - Modelos Mercedes-AMG passam a serem os Safety e Medical Cars oficiais da Fórmula 1
- 1999 - Daimler Chrysler AG se torna principal acionária da AMG
- 2005 - Daimler Chrysler AG se torna única acionista da AMG
- 2009 - Mercedes-AMG lança o primeiro modelo desenvolvido completamente pela marca: SLS AMG
- 2014 - Lançamento do segundo modelo criado pela Mercedes-AMG, a família AMG-GT, e de uma nova linha de modelos: os motores 43
- 2018 - Mercedes-AMG GT 63 S: versão de 4 portas do ícone AMG GT, com 639 cv e acelerando de 0-100 km/h em 3,2 segundos. Uma marca impressionante para um esportivo com mais de 2 toneladas
- 2020 - Melhor ano da Mercedes-AMG no Brasil, com 629 unidades emplacadas. E Lewis Hamilton vence a Fórmula 1 pela sétima vez
- 2022 - Mercedes-AMG atinge a marca de 50 modelos possíveis, entre todas as combinações de motores e carrocerias