Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mercedes-AMG GT Track Series estreia com 734 cv de potência

Projetado para uso em pistas e limitado a 55 unidades, novo Mercedes-AMG GT Track Series é o modelo mais potente da história da marca alemã

28 mar 2022 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes-AMG GT Track Series
Mercedes-AMG GT Track Series
Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

Em comemoração aos 55 anos da Mercedes-AMG, a montadora alemã apresentou na última semana o novo Mercedes-AMG GT Track Series. Equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 734 cv de potência, o novo Mercedes-AMG GT Track Series é o modelo mais potente criado pela marca em toda sua história. Idealizado para uso em pistas e eventos como os track days, o superesportivo terá produção limitada a somente 55 unidades.

O grande destaque do novo superesportivo fica sob o capô. O motor 4.0 V8 biturbo que equipa as demais versões do AMG GT ganhou algumas atualizações para oferecer um desempenho ainda melhor. Graças aos injetores personalizados e outros desenvolvimentos especiais para o motor como um virabrequim plano, ele agora oferece 734 cv de potência e impressionantes 850 Nm de torque.

Mercedes-AMG GT Track Series
Mercedes-AMG GT Track Series
Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

A transmissão de corrida sequencial Hewland HLS de 6 marchas com diferencial ajustável transfere a potência para o eixo traseiro. Já a suspensão utiliza amortecedores Bilstein de quatro vias totalmente ajustáveis. Como é comum no automobilismo de competição, cada um deles tem uma configuração para alta e/ou baixa velocidade e também permitem ajustes de altura. Além disso, as barras estabilizadoras são ajustáveis individualmente. 

O novo Mercedes-AMG GT Track Series também ganhou algumas mudanças do lado de fora. Para reduzir o peso do superesportivo para 1.400 kg, peças como o capô, os para-lamas, as soleiras, a porta traseira e a saia traseira são feitas de fibra de carbono. 

Mercedes-AMG GT Track Series
Mercedes-AMG GT Track Series
Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

Na dianteira, o destaque fica para a nova grade frontal, que traz entradas de ar maiores. O capô também é novo, e conta com uma grande saída de ar, que auxilia o resfriamento do motor. Logo abaixo, no para-choque, o divisor dianteiro para maior downforce foi desenvolvido exclusivamente para o GT Track Series. Nas laterais, o Mercedes-AMG GT Track Series traz rodas de liga-leve de 18’’ com acabamento na cor preta e detalhes em vermelho.

De acordo com a Mercedes, todos os tipos usuais de pneus de competição podem ser utilizados no superesportivo. A carroceria conta com pintura prateada com acabamento semi-brilhante e tem detalhes nas cores vermelho e antracite. Na traseira, o modelo conta com um enorme aerofólio de corrida mecanicamente ajustável, que foi aprimorado para melhorar o downforce no eixo traseiro. 

Mercedes-AMG GT Track Series
Mercedes-AMG GT Track Series
Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

O Mercedes-AMG GT Track Series tem como base de seu desenvolvimento o modelo GT Black Series, que é um dos atuais safety-car da Fórmula 1. Criado apenas para uso em pistas de corrida, o GT Track Series também traz recursos de carros de competição das categorias GT3 e GT4. Dentre eles, está um controle de tração específico para corrida e um ABS automobilístico, cada um ajustável em 12 níveis. O GT Track Series vem equipado com freios de aço de 390 mm no eixo dianteiro e 355 no eixo traseiro. 

Por dentro, o GT Track Series conta com uma gaiola de proteção de aço de alta resistência e uma célula de segurança do piloto feita em fibra de carbono. Os cintos de segurança são de cinco pontos e os assentos ergonômicos são personalizáveis. Também há sistemas de extintores de automobilismo e as redes de segurança do piloto. O volante foi desenvolvido em parceria com a empresa Cube Controls e os pedais também podem ser ajustados e adaptados individualmente ao físico do piloto. 

O painel com carbono e acabamento fosco inclui uma unidade de exibição Bosch DDU 11 programável, projetada para operação intuitiva e de fácil uso. Além disso, o recurso incorpora um sistema de registro de dados para fins de automobilismo, como por exemplo, um gatilho de volta para acompanhar os tempos de volta. Cada unidade do GT Track Series terá uma placa numerada no interior que identifica cada unidade da série limitada. Além disso, a versão também terá detalhes exclusivos bordados no banco do motorista e na capa do carro.

Mercedes-AMG GT Track Series
Mercedes-AMG GT Track Series
Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

Cada uma das 55 unidades do superesportivo será construída à mão em Affalterbach (Alemanha). Os proprietários do Mercedes-AMG GT Track Series terão também acesso aos serviços e suporte técnico exclusivos das equipes de competição que já são clientes da Mercedes-AMG Motorsport. Isso inclui um treinamento técnico antes da entrega do veículo, suporte de engenheiro individual durante os dias de pista e atividades esportivas e até o fornecimento de peças de reposição. 

Mercedes-AMG GT Track Series
Mercedes-AMG GT Track Series
Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

As vendas mundiais do novo GT Track Series serão realizadas diretamente pela Mercedes-AMG na Alemanha. Os modelos serão oferecidos preferencialmente aos clientes que já adquiriram um outro superesportivo da marca: o hipercarro Mercedes-AMG One. Em função das inúmeras personalizações possíveis, o modelo não tem preço definido para o Brasil. Na Alemanha, o superesportivo parte de 369 mil euros (cerca de R$ 1,9 milhão).

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade