Mercedes-AMG One estreia com motor de Fórmula 1 e 1.063 cv
Equipado com motor híbrido de Fórmula 1, novo Mercedes-AMG One traz tecnologias de carros de corrida e atinge 352 km/h de velocidade máxima
Acabou o mistério. Depois de anos de expectativa, a Mercedes finalmente revelou nesta quarta-feira (1) a versão de produção do novo AMG One. Apresentado pela primeira vez em 2017 como o conceito Project One, o novo hipercarro da montadora alemã combina tecnologias utilizadas por carros de corrida e traz para as ruas o motor híbrido da Fórmula 1 utilizado por Lewis Hamilton e George Russell.
Desenvolvido em parceria com a equipe Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, o novo Mercedes-AMG One tem a motorização como principal destaque. Trata-se de um motor 1.6 V6 turbo a gasolina híbrido – o mesmo utilizado nos carros de Fórmula 1 – associado a quatro motores elétricos, todos em posição central. Juntos, eles oferecem 1.063 cv de potência. Como o esportivo pesa apenas 1.695 kg, a relação de peso potência é de excelentes 1,59 kg/cv.
Por outro lado, a Mercedes não divulgou os números de torque do novo AMG One, que traz transmissão automatizada de 7 marchas e tração integral. Para oferecer maior durabilidade do que nos carros de Fórmula 1, a Mercedes afirma que o motor a combustão recebeu alguns ajustes para atingir até 11 mil rpm (rotações por minuto). Para efeito de comparação, os carros da F1 chegam em média a 15 mil rpm.
No entanto, o desempenho do Mercedes-AMG One é digno de um carro de corrida. De acordo com a montadora alemã, o novo AMG One acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos – chegando aos 200 km/h em 7,0 segundos e a 300 km/h em 15,6. A velocidade máxima é de 352 km/h. Para conseguir parar o esportivo, o AMG One é equipado com freios a disco feitos de um composto que utiliza fibra de carbono e cerâmica.
Há ainda os modos de condução Race Safe, Race, EV, Individual – voltados para o uso em ruas e estradas – e as opções Race Plus, Strat 2 e Race DRS, que só são liberados para o uso em pistas de corrida. De acordo com a Mercedes, os modos oferecem diferentes ajustes aerodinâmicos, de suspensão e de desempenho para o melhor uso em cada ocasião ou terreno.
Por fora, o visual do Mercedes-AMG One chama a atenção. Baseado no conceito de 2017, o hiperesportivo tem carroceria feita de fibra de carbono e design aerodinâmico, projetado para oferecer downforce em velocidades a partir de 50 km/h. Na dianteira, o AMG One traz faróis de LED e os logotipos da Mercedes e da AMG. No para-choque frontal e no teto, há grandes entradas de ar.
Na altura dos para-lamas, há saídas de ar retráteis, que se assemelham às guelras de um tubarão. Além disso, os retrovisores são destacados da carroceria, enquanto a pintura é inspirada nos carros da Mercedes-AMG utilizados na Fórmula 1. Ela conta com detalhes na cor azul da Petronas e estrelas de três pontas na parte lateral/traseira, que é pintada na cor preta. As rodas são de 19’’ na dianteira e 20’’ na traseira. Na parte de trás, o AMG One traz finas lanternas de LED, um grande difusor traseiro e um aerofólio ajustável.
Por dentro, a inspiração para o interior do novo Mercedes-AMG One foram novamente os carros de Fórmula 1. Com capacidade para dois passageiros, o esportivo traz acabamento minimalista feito de fibra de carbono, couro e tecido Dinamica. O destaque fica para os displays do painel de instrumentos digital e a central multimídia destacada do painel, ambos de 10’’, além do volante multifuncional com formato inspirado nos carros da F1. Como os assentos são fixos, o volante e os pedais são ajustáveis em altura e profundidade.
De acordo com a Mercedes, serão produzidas apenas 275 unidades do novo AMG One. No entanto, para quem se interessou pelo novo carro, aí vai uma má notícia. Com um preço de 2.270.000 euros (cerca de R$ 11,5 milhões), todas as unidades do hiperesportivo já foram vendidas. Na lista dos futuros donos do novo Mercedes-AMG One, a montadora alemã afirma que há pelo menos três brasileiros – todos eles residentes no exterior.