Mercedes Classe E traz conforto e tecnologia por R$ 230 mil
Os designers da fabricante alemã mantiveram a tradição da linha mais antiga da marca atualmente - a primeira aparição foi em 1947
A Mercedes-Benz começa a vender nesta semana no Brasil a versão 2014 da Classe E. Os designers da fabricante alemã mantiveram a tradição da linha mais antiga da marca atualmente - a primeira aparição foi em 1947 - e fizeram pequenas alterações de design em faróis, para-choques, capô e lanterna - além de modificações internas, no visual de painel e mais opções de acabamento. Porém, o grande diferencial do carro continua sendo seu conforto e tecnologia embarcada.
A Mercedes anunciou na última quinta a comercialização de quatro versões da Classe E: a sedã terá as opções 250 (motor turbo 2.0 l de quatro cilindros), por R$ 229.900 e 350 (motor turbo 3.5 l de seis cilindros), por R$ 284.900 - ambas já nas lojas da marca alemã neste final de semana. Já em agosto, chegam o coupé (apenas na opção 250), por R$ 239.900, e o cabriolet (conversível), na opção 350 e por R$ 299.900. O Terra testou a Classe E sedã 250.
No percurso de aproximadamente 200 km - majoritariamente em estrada - o carro se mostrou confortável para os buracos e no anda e para do trânsito das 18h em São Paulo e também estável e silencioso no trecho em que foi exigido em altas velocidades. As irregularidades do asfalto paulistano eram pouco sentidas e o isolamento acústico permite que duas pessoas conversem em tom de voz baixo. O ambiente interno tranquilo só é alterado quando o motorista resolve abrir o teto solar com acionamento elétrico.
No quesito tecnologia, o computador de bordo é acionado por botões no volante que comandam sistema de som, telefone, navegação e mostra no painel de instrumentos velocidade, consumo em tempo real e indicações do GPS. No console central há a tela do sistema de navegação e entretenimento - que não é touch screen - além de botões para regulagem do rádio e ar-condicionado, que pode ter diferentes temperaturas para motorista, passageiro da frente e bancos de trás.
Uma das novidades da versão 2014 da Classe E é a tecnologia de assistência de estacionamento, que não avisa somente a distância de pontos à frente e atrás do carro, mas agora também dos lados. O sistema se mostra útil em vagas de shoppings ou estacionamentos de prédios.
O maior destaque tecnológico do carro, contudo, está na parte de fora: a suspensão seletiva se ajusta conforme a velocidade e piso que o veículo está. Quanto mais rápido ou em pisos mais regulares, mais dura fica a suspensão; em velocidades menores ou solo esburacado, o sistema reconhece que deve trabalhar em uma opção mais macia. Resultado: maior controle e conforto para motorista e passageiros, com estabilidade e sem sustos mesmo em curvas fechadas em velocidades acima dos 80 km/h.
Quanto ao conforto, o carro de 4m80 de comprimento e 2 metros de largura oferece espaço suficiente para uma pessoa de 1m80 tanto nos bancos da frente quanto de trás. Além do ar-condicionado com controle para diferentes zonas dentro do carro, a Classe E oferece ajuste automático dos bancos, inclusive dos encostos de cabeça (com memória para três posições), ajuste de altura da direção, bancos, volante e acabamento em couro e direção elétrica - itens obrigatórios para um carro que parte dos R$ 230 mil.
Na estrada a transmissão de sete velocidades privilegia a economia de combustível e as baixas rotações: a 90 km/h numa reta o carro já está trabalhando na sétima marcha. Mesmo no modo esportivo a transmissão automática não deixa o carro em giros acima das 3.000 rotações por minuto. Porém, quando necessária uma aceleração mais rápida há duas opções: pisando fundo no pedal do acelerador a uma velocidade de 100 km/h o sistema rapidamente muda a marcha de sétima para terceira ou por meio das borboletas atrás do volante o próprio motorista traz, manualmente, a transmissão para marchas mais baixas e sobe o giro do propulsor.
Segundo a Mercedes, o sedã 2.0 l testado faz de zero a 100 km/h em 7s4 e bate velocidade máxima de 243 km/h, embora o velocímetro marque até 260 km/h.
Embora a Mercedes tenha intenção de deixar a Classe E mais jovem e dinâmica, a impressão é de um carro estável, seguro e confortável. E para poucos. Segundo a marca alemã, apenas 450 pessoas no Brasil deverão comprar uma das versões do modelo em 2013.
Ficha técnica
Mercedes-Benz Classe E 250 sedã
Motor: 2.0 l quatro cilindros turbo
Potência: 211 cavalos
Aceleração (zero a 100 km/h): 7s4
Velocidade máxima: 243 km/h
Dimensões: 4m87 (comprimento); 2m07 (largura); 1m47 (altura)
Capacidade do porta-malas: 540 l
Itens de série: bancos em couro, direção elétrica, GPS, ar-condicionado, bancos elétricos com memória de ajustes, faróis em LED, assitente de estacionamento, suspensão inteligente, teto solar elétrico, acabamento interno em alumínio, rodas 17 polegadas
Preço: R$ 229.900
Mercedes-Benz Classe E 350 sedã
Motor: 3.5 l seis cilindros
Potência: 306 cavalos
Aceleração (zero a 100 km/h): 6s3
Velocidade máxima: 250 km/h
Dimensões: 4m87 (comprimento); 2m07 (largura); 1m47 (altura)
Capacidade do porta-malas: 540 l
Itens de série: bancos em couro, direção elétrica, GPS, ar-condicionado, bancos elétricos com memória de ajustes, faróis em LED, assitente de estacionamento, suspensão inteligente, teto solar elétrico, acabamento interno em madeira, rodas AMG de 18 polegadas, sistema de entretenimento traseiro
Preço: R$ 284.900
O jornalista viajou à convite da empresa.