Mercedes confirma fim da linha para o Classe A, que não terá nova geração
Oferecido atualmente nas carrocerias hatchback e sedan, Mercedes Classe A será produzido até 2026 e será substituído pelos novos CLA e GLA
Ao que tudo indica, o Mercedes Classe A está com os dias contados. Após quase 28 anos de mercado e quatro gerações – uma delas produzida no Brasil, o tradicional hatch alemão não será renovado, e deve ser substituído gradualmente pelo CLA e pela próxima geração do SUV GLA. A revelação foi feita na última semana, durante o evento de lançamento do novo CLA.
Na ocasião, o diretor de tecnologia da Mercedes, Markus Schafer, confirmou que o Classe A não terá uma nova geração. De acordo com o executivo, o motivo é o baixo interesse pelo modelo em mercados fora da Europa, como os EUA e a China. Com isso, o volume de vendas do modelo no continente europeu não seria suficiente para justificar o investimento em uma nova geração.
“Precisamos de modelos que funcionem em todo o mundo, incluindo China e EUA. Eu sei que o hatchback é o estilo de carroceria favorito na Europa, mas não fazia parte dos planos, e tivemos que fazer escolhas”, disse Schafer. A estratégia da Mercedes é reduzir a atual linha de compactos de sete para quatro modelos diferentes.
Dentre os três modelos que deixarão de ser produzidos em breve, estão o Classe A nas carrocerias hatch e sedan, e a minivan Classe B. Já os atuais GLA, GLB e CLA (sedã e shooting brake) terão novas gerações, incluindo versões elétricas. Como a Mercedes já havia adiantado que a atual geração do Classe A ficaria em produção até 2026, falta cerca de um ano para o fim da linha para o modelo, que teve quatro gerações desde 1997.
A atual geração do Mercedes Classe A foi lançada em 2018 nas carrocerias hatch e sedan. Em 1997, a marca alemã lançou o modelo com carroceria minivan, e chegou a produzi-lo em Juiz de Fora (MG) entre 1999 e 2005. A segunda geração, vendida entre 2004 e 2012 na Europa manteve o jeitão de minivan, mas ficou mais refinada.
Até por isso, ele teve pouquíssimas unidades vendidas no Brasil: estima-se que a Mercedes trouxe apenas 60 unidades importadas em 2006, mas depois passou o foco para o Classe B, que oferecia mais espaço interno. Em 2012, o modelo ganhou carroceria hatchback e deu origem ao cupê de quatro portas CLA, que depois ganhou uma linhagem própria.