Mercedes eSprinter estreia como furgão elétrico e roda até 478 km
Furgão elétrico chega com várias versões, dois tipos de bateria e diversos itens de assistência para os setores de logística e transporte
A segunda geração global do Mercedes-Benz eSprinter é a primeira a chegar ao Brasil. O furgão passa a contar com a configuração elétrica nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas. Com dois tipos de bateria e uma autonomia que chega a 478 km, o Mercedes eSprinter parte de R$ 482.900.
Dependendo da versão, a bateria pode ser de 81 kWh ou 113 kWh. Para as duas o carregador é do Tipo 2 e o Mercedes-Benz eSprinter pode ser “abastecido” com corrente contínua ou alternada.
O carregador de bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada, tem potência máxima de 11 kW. O veículo pode ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido.
Seja qual for a opção da bateria, o Mercedes eSprinter tem eixo traseiro com tração elétrica um motor com 150 kW de potência (204 cv) e torque de 400 Nm. Tem capacidade para rebocar até 1,5 tonelada. A autonomia varia entre 212 km e 478 km, dependendo da versão.
A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel. Assim, o peso bruto total é de 4,25 toneladas. O Mercedes eSprinter tem tração traseira.
Por fora, o módulo frontal contém todos os componentes de alta voltagem e pode ser combinado com todas as versões. Na parte interna, há assistente de voz e conexão ao celular sem fio. O furgão recebe Assistente Ativo de Frenagem, Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Fadiga.
São três modos de condução: Comfort (com toda a potência e torque disponíveis), Economic (limita a potência do motor para maior eficiência) e Maximum Range, que reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades como o controle de clima para otimizar a autonomia.
Há também frenagem regenerativa, com quatro níveis manuais de recuperação D-, D, D+, D++, controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor.
O furgão compõe a estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz, o que vem sendo colocado em prática globalmente desde 2010, com o lançamento do Vito elétrico. A ideia é que, até 2030, 50% do mercado sejam de veículos elétricos.