Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Bancos elétricos deixam assento do carro mais confortáveis

5 nov 2013 - 07h07
(atualizado às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Os assentos elétricos dos bancos dos carros vieram para dar mais conforto e descomplicar a velha regulagem. No lugar de roldana e alavanca entraram botões. Funcionalmente, o banco elétrico é idêntico ao assento manual. Porém, a diferença na utilização é enorme. No manual, toda a movimentação para encontrar a melhor posição de dirigir é gerada pela força do corpo, com auxílio das alavancas e roldanas. No sistema elétrico, a regulagem é acionada por eletricidade.

Uma das vantagens do sistema elétrico é que o motorista tem uma precisão maior para o ajuste da altura e do encosto. A desvantagem, como em qualquer outro componente eletrônico, é uma pane no sistema elétrico ou até a queima de um fusível. Se isso acontecer, ele vai parar na posição anterior que foi regulado.

É fundamental também a revisão do sistema elétrico dos bancos. Qualquer faísca pode provocar um incêndio rapidamente devido ao contato com a esponja. Por isso, tenha sempre a atenção redobrada ao comprar um automóvel usado com assentos elétricos. Principalmente se esses bancos não tenham sido instalados de fábrica.

Regulagem

Ser elétrico ou manual é só uma questão de preferência. O fundamental é fazer a regulagem correta do banco na hora de dirigir. O ajuste certo influencia na qualidade da visibilidade do interior do carro. Segundo o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Bruno Honorato, o pé esquerdo do motorista precisa tocar no fundo da embreagem com a perna levemente flexionada. Quando encostado no banco, o motorista deve alcançar a direção com os dois punhos no alto e com os braços levemente flexionados.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra