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Catalisador do carro precisa de certificado do Inmetro

21 out 2013 - 08h07
(atualizado às 08h07)
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Obrigatório por lei e importante para o bom funcionamento do carro e conservação do meio ambiente, o catalisador ainda é o componente mais caro do sistema de exaustão do automóvel. Mas se ele estragar, nem pense em cair na tentação de colocar um “genérico”. A peça precisa ter selo de certificação do Inmetro. Isso é fácil do motorista conferir e fiscalizar.

O catalisador é responsável por transformar os gases poluentes dos veículos em gases aceitáveis para os seres humanos. É obrigatório em todos os carros no Brasil desde 1992, mas só a partir de 2011 o selo do Inmetro passou a ser obrigatório para os motoristas. O problema é que ainda existem no mercado peças de imitação, mesmo com a legislação vigente.

Mas o motorista pode facilmente ver se a peça é certificada. Na carcaça é obrigatório ter a marca do Inmetro em relevo. Além disso, a informação deverá estar bem clara nas embalagens.

As demais peças do sistema de exaustão do carro - como silenciadores intermediários e traseiros - ainda não precisam ter selo do Inmetro, apesar dessa ser uma reivindicação das montadoras e das principais fabricantes da peça. Donos de carro, porém, devem buscar os modelos originais. Além de ter a garantia de que irão diminuir o ruído e a poluição, o escapamento original garante a taxa correta de contrapressão do motor, fundamental para bom funcionamento do veículo.

Cuidados

Alguns cuidados ligados à manutenção ajudam a conservar o catalisador do carro. Falhas de ignição, motor desregulado, queima de óleo e má qualidade do combustível podem afetar diretamente a peça. Alguns hábitos ao guiar o automóvel também prejudicam o catalisador, entre eles, fazer o carro pegar no tranco.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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