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Faróis precisam passar por regulagens periódicas

6 jun 2013 - 07h26
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Não basta apenas ver se os faróis do seu carro acendem normalmente. É preciso, periodicamente, checar se estão regulados. Trepidações, pequenas batidas em estacionamentos ou até folga nos parafusos pela ação do tempo podem mudar a posição do facho de luz. Além de prejudicar sua visão e atrapalhar quem vem no sentido contrário, a regulagem errada pode custar multa ao motorista.

Sim, os faróis do carro também precisam passar por manutenção. O ideal é que passem por uma revisão, em média, a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros. Os especialistas vão analisar a situação da lente e o alinhamento da luz. Você, em casa, pode fazer um teste. Coloque o carro em um local plano de frente para uma parede, a cerca de cinco metros de distância. Se uma luz estiver mais alta do que outra, eles estão desregulados. O recomendado, porém, é levar em uma empresa especializada para serem feitos também os testes de angulações.

Em caso de estarem somente desregulados, o serviço é rápido e barato. É preciso, porém, avaliar as lentes. Se estiverem trincadas ou com muitos arranhões, vão espalhar o foco de luz. Dependendo do caso, é necessário trocar a peça. É comum acontecer em carros que viajam muito e pegam a sujeira de outros veículos. A avaliação profissional vai checar também as condições da lâmpada, que podem perder a potência com o passar do tempo.

“Se uma das lâmpadas do farol queimar, é aconselhável a troca de ambas, pois isso indica que a vida útil da peça que sobrou também está no fim”, explica Marieli Senedez, gerente de Marketing da Divisão de Lâmpadas Automotivas da OSRAM do Brasil.

E lembre-se, guiar com o farol desregulado, com o facho de luz prejudicando a visão dos outros motoristas, é uma infração grave. A multa é R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira do motorista.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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