Filtro de cabine deve ser trocado a cada 15 mil quilômetros
O filtro de cabine é responsável por reter a entrada de partículas de pó, fuligem, pólen, gases nocivos e bactérias no interior do carro. Com o uso do ar condicionado, o filtro de cabine acaba ficando saturado com essas partículas e por microorganismos.
É recomendável ao consumidor ficar atento à manutenção do filtro de cabine do veículo neste período do ano, de dias mais quentes. Como o uso do ar condicionado torna-se mais frequente, a passagem de ar pelo filtro de cabine aumenta.
Desta forma, é necessário realizar a manutenção para melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro de cabine saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos.
De acordo com André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter, a recomendação para a troca do filtro é de, no máximo, uma vez ao ano ou a cada 15 mil quilômetros.
Além disso, a manutenção ajuda na prevenção de doenças respiratórias e mau odor ocasionados pela proliferação de bactérias e fungos. O que poucas pessoas sabem é que o filtro de cabine existe até nos carros sem ar condicionado. Também devem ser trocados nos veículos que usam somente o sistema de ventilação.