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Fique atento às pegadinhas ao checar lubrificantes e fluidos

17 out 2013 - 07h13
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Mal o motorista encosta o carro no posto e o frentista já pergunta: “Quer ver óleo, água do radiador, fluido de freio...”. A iniciativa pode até ser boa, mas é preciso atenção para fazer a checagem da forma correta. Os lubrificantes e fluidos do carro têm particularidades e o uso incorreto pode trazer prejuízos. Veja, abaixo, o que deve ser observado.

Água – Apesar de chamada de “água do radiador”, o líquido do sistema de arrefecimento é composto por água e um aditivo específico recomendado pela montadora para manter limpas as peças. O indicado é conferir o nível com o motor frio uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Esse líquido também deve estar entre os níveis mínimo e máximo. Nos reservatórios, normalmente transparentes, há essas indicações. É normal baixar um pouco. Neste caso, pode ser colocada somente água sem o aditivo. Porém, o risco nesse caso é colocar água além do nível máximo, o que pode aumentar as chances de vazamento e superaquecimento. Se estiver baixando, é provável que exista um vazamento.  

Óleo do motor – Além de seguir à risca os prazos de troca de óleo estipulados pela montadora, o motorista deve verificar pelo menos a cada 15 dias o nível. A marcação deve estar entre o mínimo e o máximo. E aí está uma pegadinha. A verificação deve ser feita com o motor do carro frio, após o veículo ficar desligado por pelo menos 10 minutos. Por isso, não adianta estacionar no posto com o motor quente e tirar a vareta. Isso dará uma falsa impressão de que nível está baixo e pode induzi-lo a colocar mais óleo desnecessariamente. Vale lembrar que o excesso de lubrificante no motor provoca vazamentos e pode estragar peças como velas e o catalisador.

Fluido de freio – A verificação, neste caso, pode ser feita com o motor quente, mas desligado. Também deve estar entre o nível mínimo e o máximo. Mas o fluido de freio costuma baixar se não tiver vazamentos. Em caso de nível baixo, o reservatório deve ser completado. O motorista precisa ficar atento se não há vazamentos e se a luz indicativa no painel não irá acender. Antes de remover a tampa do reservatório e adicionar o fluido (caso necessário), limpe cuidadosamente a área ao redor da tampa do reservatório para evitar a contaminação do fluido por outros produtos.

Direção hidráulica – Esse geralmente é esquecido até nos postos de combustível. Assim como o óleo do motor, o reservatório da direção hidráulica (fica próximo ao motor) tem nível mínimo e máximo. Não deixe ficar fora dessa faixa. Abaixo ou acima do nível pode prejudicar o sistema e deixar o volante pesado. Se tiver a necessidade de completar, há um óleo específico, que é diferente do motor.

Embreagem hidráulica – Em carros com embreagem hidráulica (sem cabo), é preciso ficar atento também ao fluido da embreagem. Em muitos carros ele é o mesmo usado no freio e no mesmo reservatório, mas em alguns carros há um reservatório separado. Por isso, você precisa verificar no manual do proprietário do seu automóvel onde é o reservatório, qual o fluido usado e qual o nível indicado.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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