Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

Luz pode indicar problema no catalisador

2 ago 2013 - 07h07
(atualizado às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Aquela luz do painel que indica problemas na injeção eletrônica pode sim ser defeito na injeção, desde sujeiras nos bicos injetores até danos nos conectores. O que poucos motoristas sabem, porém, é que o mesmo sinal no painel pode indicar falhas no catalisador.

Isso mesmo, se o catalisador não estiver fazendo corretamente seu papel de transformar gases tóxicos em gases menos poluentes, a luz poderá acender. O mesmo ocorre se a peça estiver entupida. Desde 2010, a eficiência dos catalisadores é monitorada pelo sistema de gerenciamento do motor - OBD-Br2. “O sistema sinaliza por meio de sinal luminoso (lâmpada LIM instalada no painel do veículo) que acende quando há necessidade de reparação”, diz Salvador Parisi, consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores, que produz sistema de exaustão para automóveis.

Por isso, se o motorista perceber acender a luz da injeção eletrônica durante o funcionamento do carro, deve procurar uma empresa especializada. “Somente um scanner pode detectar o que exatamente está acontecendo, se é alguma anomalia na injeção ou na emissão de gases”, explica Salvador.

Além de emitir gases tóxicos, a inoperância do catalisador ainda interfere no funcionamento do motor. Entre os principais danos está aumento no consumo de combustível e perda da eficiência. A peça é obrigatória no Brasil nos veículos produzidos desde 1992.

Fatores, como falhas de ignição, motor desregulado, queima de óleo e má qualidade do combustível podem afetar diretamente a peça. Alguns hábitos ao guiar o automóvel também prejudicam o catalisador, entre eles, fazer o carro pegar no tranco.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Seu Terra