Pedal pesado pode ser problema no servo freio
Se você alguma vez já teve a “brilhante” ideia de desligar o carro em movimento (quase todo mundo já fez isso), percebeu que o freio pesou. Isso aconteceu porque o que deixa o pedal macio é o servo freio, peça que ajuda e muito o motorista na missão de parar o veículo graças ao vácuo do motor. Se o pedal pesar mesmo com o automóvel ligado, o servo pode estar com problema.
O servo tem a função de auxiliar na atuação do freio, multiplicar para todo o sistema a força empregada pelo motorista no pedal. Sem ele, seria praticamente impossível parar o carro. A peça fica próxima ao motor e faz a conexão entre o pedal e o cilindro mestre. É possivelmente a mais resistente do sistema de freio. Costuma durar mais de 100 mil quilômetros.
Diferentemente de outros componentes do sistema de freio, o servo não precisa passar por manutenção periódica. É recomendando, porém, a checagem nas revisões de outros componentes como pastilhas, discos, cilindros e flexíveis. “Os defeitos mais comuns são diafragma rasgado por contaminação de combustível ou fluído de freio, fadiga por desgaste natural e mau funcionamento da válvula de controle de força ou da válvula de retenção de vácuo. Todos esses problemas deixam o pedal duro ou com falta de controle”, explica Cesar Samos, especialista em manutenção automotiva e diretor do Sindirepa, o Sindicato dos Mecânicos de São Paulo. O motorista pode escutar um pequeno chiado ao pisar no pedal de freio.
Caso a peça esteja estragada, as montadoras não recomendam o conserto nem a abertura. O seguro é trocar a peça inteira por uma nova. Modelos recondicionados oferecidos no mercado não têm nenhuma garantia de segurança. “Nenhum servo freio deve ser reparado, pois é composto por tampas lacradas e requer a substituição de todo do conjunto, em casos de avaria”, observa Samos.
Outros problemas que podem deixar o freio pesado são: a articulação do pedal emperrada, cilindros emperrados ou canos e flexíveis obstruídos.