Problemas mecânicos provocam dificuldade na troca de marchas
Quem já presenciou um motorista sofrendo na hora de engatar a marcha deve saber que nem sempre a culpa é dele. Às vezes, a dificuldade no engate das marchas é um problema mecânico. Veja quais são os principais motivos.
Cabo embreagem
O principal sintoma do cabo de embreagem com problema é quando o pedal fica pesado. O motorista começa a ter dificuldade para engatar as marchas. Em alguns casos, o cabo começa a ringir antes de arrebentar.
Fluido embreagem
Nos automóveis com o sistema hidráulico de embreagem, é necessário verificar o fluido e seguir a recomendação do fabricante sobre trocas. Elas geralmente devem ser feitas a cada 50 mil quilômetros. Se houver problema em relação ao fluido, o motorista logo sentirá o pedal pesado e poderá não conseguir engatar as marchas.
Óleo na caixa
Exceto quando ocorrem vazamentos, não é de costume que o nível baixe. Pela perda de viscosidade, a substituição se faz necessária a cada 50 mil quilômetros, de acordo com as montadoras. Sem esse cuidado a caixa pode provocar ruídos e desgaste acentuado em suas engrenagens.
Rolamento do eixo piloto
Quando avariado, provoca ruídos ao acionar da embreagem e ao arrancar com o veículo. Por isso, é muito importante verificar cuidadosamente o estado geral e a lubrificação do rolamento em toda troca da embreagem.
Platô
A abertura do platô de embreagem fica comprometida quando uma ou mais chapas tangenciais estão deformadas. O motorista também sente o pedal duro e dificuldade para engatar as marchas.
Estrias do disco
A falta de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto interfere no deslocamento do disco. O motor não consegue se separar completamente do câmbio. Desta forma, ocorre a dificuldade pelo engate de marchas, principalmente a marcha ré. É recomendado, então, que seja feita uma limpeza das estrias do eixo piloto na troca da embreagem. Depois faz-se a lubrificação do conjunto. Em caso de disco de embreagem gasto, o motorista sente trepidação ao arrancar com o carro.