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Saiba o que fazer após passar por alagamentos

26 nov 2013 - 07h07
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Com a proximidade do verão, aumentam as chuvas fortes em quase todo o país. O motorista pode tomar alguns cuidados para não cruzar enchentes e para evitar prejuízos quando for inevitável encarar a água com o carro.

Alguns cuidados devem ser tomados para atravessar um ponto alagado. Antes de decidir se deve atravessar ou não o trecho, fique de olho nos carros em volta. Se a altura da água estiver até a metade das rodas, é melhor desistir. Procure um local mais alto e espere a água baixar. É claro que essa referência é relativa. Se você estiver em um carro mais alto, como por exemplo, um SUV, a medida é diferente.

Caso a travessia seja obrigatória, algumas atitudes são necessárias. É indicado aguardar o veículo da frente abrir um bom espaço, deixando uma área grande entre os dois carros. Engrene uma marcha reduzida, a primeira, nos carros manuais, ou “L”, nos automáticos, mantendo aceleração constante. Deste modo, a entrada de água no escapamento é bloqueada pela expulsão dos gases.  Não se deve trocar a marcha dentro d’água. Veja uma lista de partes que devem ser revisadas após passar por trechos alagados.

Filtro de ar

Folhas ou barro dentro do filtro são sinais de que a água pode ter entrado no sistema. No caso de acúmulo de água, o indicado é retirar o filtro e enxugá-lo ou trocar a peça.

Óleo

Ao puxar a vareta de óleo e notar uma aparência e textura cremosa, provavelmente entrou água no sistema. Não corra risco de danificar o motor, leve o carro, de reboque, a uma oficina para realizar a troca.

Correias

Podem apresentar ruídos, sinais de ressecamento e risco de rompimento.

Parte elétrica

Após passar por uma região alagada, o perigo são os curtos circuitos. É sempre bom checar componentes elétricos e a parte funcional do veículo, como lâmpadas e buzina.

Olhar por baixo

Verificar a parte de baixo do automóvel após dirigir em trechos inundados é obrigatório. Afinal, a água costuma arrastar lixo e outros objetos.

Câmbio

Existem câmbios que têm uma abertura perto da embreagem, por onde pode entrar água. A embreagem pode chegar a patinar por um tempo, mas depois o sistema seca normalmente.

Corrosão

Após a enchente, também é bom verificar se a água ficou acumulada em cantos e contornos da carroceria. A água pode provocar desgaste e corrosão de algumas áreas.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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