Sistema tecnológico conduz diagnóstico de manutenção
Assim como sua televisão ou celular, seu carro está cada vez mais tecnológico. Hoje o rádio ajuda o motorista a estacionar graças a um sensor e o ar condicionado se ajusta sozinho quando há mais ou menos claridade entrando no veículo, por exemplo. E quando acontece um problema, como descobrir onde é o defeito, já que os sistemas geralmente são integrados? A Volkswagen aposta no VAS, um equipamento de diagnóstico de falhas usado pela empresa desde 2002 e que está em constante evolução.
Quando o veículo chega em uma concessionária, o VAS se comunica com o veículo por um dispositivo conectado a um plug, geralmente embaixo do painel, com comunicação via bluetooth. Ele faz um diagnóstico e aponta exatamente para o técnico, na tela do computador, onde está a falha. Mostra também como corrigi-la, indicando testes a serem feitos e peças a serem trocadas. A diferença dos scanners comuns usados nas oficinas é que o VAS identifica os problemas e aponta a correção, enquanto os scanners só indicam os códigos de erros.
“Na comparação com um mapa, o scanner indicaria o ponto de saída e o ponto final. Já o VAS mostra o trajeto a ser percorrido. O sistema conduz o mecânico para ele seguir o menor e o melhor caminho para resolver o problema. Com a informação correta, é possível fazer a reparação necessária de forma mais rápida e com menor custo para o dono do carro”, explica Marco Antônio Zampieri, supervisor da área técnica de serviços da Volkswagen.
Com o sistema de diagnósticos mais preciso, o motorista evita trocar peças que não são a causa do problema e, como consequência, economiza dinheiro. Zampieri observa que muitos sistemas tecnológicos são integrados nos veículos de hoje. No Novo Gol, por exemplo, um sensor na parte traseira indica no rádio a silhueta do carro para ajudar o motorista estacionar. O sistema aciona o limpador do para-brisa traseiro, ajusta retrovisor direito e baixa o som além, claro, de ligar a luz de ré. “Se há uma avaria no limpador, como saber onde foi o defeito, já que são vários sistemas de
comando diferentes e integrados? O VAS aponta o problema”, diz Zampieri.
O VAS é usado no diagnóstico de todas as peças que são eletrônicas, desde o funcionamento da injeção eletrônica aos vidros elétricos.
Com uma tecnologia que vem evoluindo, o VAS é usado nas cerca de 600 concessionárias da VW no Brasil que tem oficina mecânica. Ele é utilizado nos carros quando há falhas e durante as revisões periódicas, mesmo quando o motorista não reclama de nada. Permite ainda o acesso remoto pelos engenheiros da fábrica ao equipamento de diagnóstico ligado ao veículo na concessionária, possibilitando uma análise mais detalhada da situação do veículo.