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Veja as vantagens da embreagem com sistema hidráulico

26 jul 2013 - 07h17
(atualizado às 07h17)
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Cada vez mais presente nos carros novos, a embreagem hidráulica veio para substituir o sistema com cabos. A principal vantagem para o motorista é um pedal mais macio e maior durabilidade, sem aquela dor de cabeça de ficar na rua com o cabo arrebentado.

Antes de mais detalhes sobre o sistema hidráulico, vale uma rápida explicação sobre a função do pedal esquerdo do carro. Carros com transmissão manual têm como peça principal do conjunto transmissor, a embreagem. A função do pedal da embreagem é cortar a comunicação entre o motor e as rodas porque não se pode passar a marcha com o carro em movimento. Existem dois tipos de acionamento da embreagem: hidráulica e a cabo.

A embreagem hidráulica utiliza óleo para acionar o sistema através de cilindros e atuadores. Já a embreagem a cabo o acionamento é feito por um cabo ligado ao pedal e ao garfo que impulsiona o rolamento de embreagem. Quando pressionado contra o platô, ocorre o afastamento entre o platô e o disco, desengatando o motor da caixa de câmbio e possibilitando a mudança de marcha.

O acionamento hidráulico tem como vantagens a maior durabilidade, ser mais macio e ter a regulagem automática da altura do pedal. Isso significa que o motorista não pode regular manualmente a altura do pedal, como é possível no sistema de cabo. No sistema hidráulico, porém, é necessário verificar o fluido e seguir a recomendação do fabricante sobre trocas, que geralmente deve ser feita a cada 50 mil quilômetros. Se o fluido, o motorista sentirá o pedal pesado e poderá não conseguir engatar as marchas. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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