Veja as vantagens do ABS, que será obrigatório em 2014
A partir de janeiro do próximo ano, todos os carros saídos de fábrica no Brasil serão obrigados a ter freio ABS. O sistema é considerado mais seguro porque evita o travamento imediato das rodas, possibilitando ao motorista desviar dos obstáculos em caso de emergência. Mas você sabe, na prática, como funciona essa tecnologia e quais as vantagens em relação ao freio convencional?
O ABS (Antilock Braking System, "Sistema de Freio Antitravamento", em português) é um módulo instalado junto aos freios comuns. Ou seja, as peças do sistema de freios são as mesmas, pastilhas, discos, lonas, cilindro mestre... O módulo ABS, porém, age somente quando há uma freada brusca. Sensores instalados nas rodas evitam o travamento, impedindo a derrapagem. Graças a ele, o motorista tem mais chance de desviar do obstáculo.
“Todos os testes mostram que o sistema ABS é muito mais seguro. Ele mantém a estabilidade do veículo e evita que as rodas se arrastem mesmo em piso seco. Em piso molhado, o ABS é ainda mais importante” observa Gerson Burin, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), que há anos acompanha o assunto.
O sistema ABS, vale lembrar, só é acionado em caso de frenagens bruscas, naquele momento em que motorista pisa violentamente no pedal, meio de susto. Em situações normais ele não é acionado. A diferença, diz Burin, é que a pessoa pode sentir uma pequena trepidação no pedal, mas nada que atrapalhe a dirigibilidade.
Entre os modelos nacionais, o ABS surgiu no Volkswagen Santana, em 1991, e começou a ter maior abrangência após 2010. Um levantamento feito pelo Cesvi com 14 montadoras que representam 98 modelos de veículos nacionais mostrou que atualmente 61% dos carros possuem ABS como item de série.