Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Veja como agir com o óleo e gás do ar condicionado

31 mai 2013 - 18h01
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Pouca gente sabe, mas o sistema de ar condicionado do carro também tem óleo. Mas calma, diferentemente dos lubrificantes do motor, caixa de câmbio e direção hidráulica, ele não tem prazo de validade por quilometragem. Só será substituído em caso de avarias no sistema. O mesmo vale para o gás. Não entre nesse papo que o gás fica velho. Os dois, portanto, só serão trocados em caso de problema.

A função do óleo do ar condicionado é lubrificar os pistões e válvulas do compressor de ar. É um sistema estanque que praticamente não sofre desgaste se tudo estiver corretamente com o veículo. Também não há vareta para verificar o nível. O lubrificante só será trocado se o carro sofrer uma colisão em que atinja as peças do conjunto de ar ou se existir algum vazamento nos anéis de vedação ou borrachas.

As mesmas dicas valem para o gás. Você já deve ter ouvido falar em trocar ou repor o gás do ar condicionado quando ele não está gelando. Tudo isso é mito.

“O gás não fica velho, não fica cansado, não fica viciado. Não existe essa história de completar o gás”, diz Ernesto Miyazaki, proprietário da Arcon e integrante da Câmara de Ar Condicionado do Sindicado dos Mecânicos de São Paulo (Sindirepa).

Há grandes semelhanças entre o sistema de gás do carro e das geladeiras domésticas. Porém, nas geladeiras os tubos são todos de metais rígidos. Já nos automóveis há sistemas flexíveis devido aos movimentos que o carro faz. E são essas partes móveis que podem se desgastar com o tempo de uso, permitindo o vazamento. Se houve necessidade de colocar mais gás, porém, é preciso seguir exatamente os níveis de pressão recomendados pelo fabricante. Se você estiver por perto, não deixe o técnico colocar gás no achismo. Ele precisa de medidores específicos.

Em caso de vazamento de óleo ou gás, você notará perda de eficiência do ar, observa Ernesto. “O motorista facilmente notará o ar pesado, ficará com uma sensação de abafamento”, completa o especialista. Outra maneira de tentar ver escapes de óleo é levantar o capô e tentar achar o compressor de ar. Geralmente o lubrificante do ar tem um reagente que o deixa esverdeado.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra