Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mídia inglesa revela projeção da nova geração do Jeep Compass

Novo Jeep Compass “está pronto” e será revelado em novembro (na Europa), e seu lançamento ocorrerá em 2025

20 ago 2024 - 09h51
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Projeção do novo Jeep Compass feito pela revista inglesa Auto Express
Projeção do novo Jeep Compass feito pela revista inglesa Auto Express
Foto: Auto Express / Guia do Carro

O Jeep Compass está num momento de baixa, mas logo deve dar a volta por cima. Isso porque o Compass da nova geração “está pronto”, segundo a mídia inglesa, e será uma verdadeira blitz de modelos, incluindo versões a combustão, elétricas e híbridas. A ideia da Stellantis é dobrar o portfólio de carros zero emissão.

Há duas semanas a revista Auto Express – uma das mídias automotivas mais fortes da Inglaterra – publicou uma reportagem na qual revela uma projeção do novo Jeep Compass. Por tradição, as renderizações feitas pela publicação costumam ficar muito próximas dos carros de produção.

A nova geração do Jeep Compass vai estrear na Europa e sua produção será em Melfi, na Itália. Como o Guia do Carro já publicou recentemente, o novo Compass será revelado este ano. A mídia inglesa crava o mês de novembro para a apresentação do SUV médio e diz que o lançamento ocorrerá em 2025. 

A marca off-road dos Estados Unidos, que é presidida globalmente por Antonio Filosa (ex-CEO da Stellantis América do Sul), pretende dobrar em pouco tempo sua oferta de veículos zero emissão. Para isso, o novo Jeep Compass será fundamentral.

A base (conforme já publicamos também) será o Peugeot 3008, SUV do porte do Jeep Compass que utiliza a plataforma STLA Medium. Ela é derivada da plataforma e-CMP da antiga PSA (Peugeot Citroën). Isso significa que o próximo Jeep Compass não utilizará mais a plataforma Small Wide, base do Jeep Renegade e do Fiat Toro.

Inclusive no Brasil, o futuro Jeep Compass será um carro mais moderno, tanto na construção quanto na utilização. A Stellantis garante que, apesar de o próximo Compass compartilhar certas proporções fundamentais com o Peugeot 3008, como as estruturas de colisão, os designers da Jeep manterão o estilo característico do SUV americano. Se vier como nesta projeção, os fãs do Compass devem gostar.

O Jeep Compass continuará sendo um SUV de 5 lugares, enquanto o modelo de 7 lugares será mesmo o Commander. Na Europa, haverá duas versões elétricas, uma com 162 kW de potência (220 cv) e outra 4x4 com 287 kW (390 cv). A bateria será de 98 kWh, o que dará ao Compass elétrico um alcance entre 500 e 700 km (WLTP).

Arquitetura Bio-Hybrid Plug-in: carros da Jeep serão os primeiros a utilizar no Brasil
Arquitetura Bio-Hybrid Plug-in: carros da Jeep serão os primeiros a utilizar no Brasil
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Para o Brasil, o Jeep Compass deve ser o primeiro Bio-Hybrid da Stellantis (híbrido flex). Espera-se que ele venha com sistema Bio-Hydrid Plug-In, caso tenha sido mantido o plano inicial, quando as arquiteturas elétricas foram apresentadas em Betim (MG). Nesse caso, o micro Bio-Hybrid e o Bio-Hybrid normal devem ficar para modelos da Fiat e da Citroën.

Atualmente, o Jeep Compass 4xe (híbrido plug-in), importado da Itália, é caríssimo; custa R$ 347 mil, o que o impede de ser competitivo contra carros chineses maiores, como os Haval H6 HEV e PHEV, da GWM, e a dupla Song Plus e SongPro, da BYD. Um Compass Bio-Hybrid comum só daria conta de competir com o Toyota Corolla Cross Hybrid.

As versões elétricas do Jeep Compass “nacional” devem demorar mais, chegando ao mercado brasileiro somente em 2027 ou 2028, se tanto. Mas, segundo uma fonte ouvida antes das mudanças dos impostos, o primeiro Jeep elétrico feito em Goiana (PE) não será o Compass e sim o Renegade.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade