Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mini: quais os planos - e carros - da marca para o Brasil

Conversamos com Mike Peyton, vice-presidente da Mini para as Américas, e descobrimos alguns dos próximos lançamentos da empresa

29 mai 2024 - 19h46
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Mini vai renovar seu portfólio de produtos no Brasil a fim de ver crescer sua participação no mercado. Para isso, vai aposentar e desovar estoques dos modelos atuais e trazer uma nova gama de modelos

A Mini quer mudar sua imagem no Brasil e prepara uma reformulação completa de sua gama de produtos já para os próximos meses. Quem nos revelou essa informação foi ninguém menos que Mike Peyton, vice-presidente da Mini para as Américas.

Hoje, a linha de modelos da marca é composta pelo Mini Cooper com motor a combustão - na versão com três e cinco portas -, pelo Countryman híbrido, pelo Cooper 100% elétrico e pelas versões esportivas "John Cooper Works" de Cooper e Countryman.

São seis "modelos", portanto, apesar da utilização do mesmo nome. 

  • Mini Cooper S 3p
  • Mini Cooper S 5p
  • Mini Cooper S E ("E" de elétrico)
  • Mini Cooper JCW
  • Mini Countryman JCW
  • Mini Countryman híbrido plug-in

Esqueça essa linha atual. Em fase de desova de estoques, quatro novos modelos serão lançados até o final do ano - no mais tardar, início de 2025 - para renovar a linha de produtos da marca e tentar ver a participação da empresa no mercado aumentar.

Mini Aceman promete ser o divisor de águas da marca, assim como o EX30 para a Volvo e o EV3 para a Kia, por exemplo
Mini Aceman promete ser o divisor de águas da marca, assim como o EX30 para a Volvo e o EV3 para a Kia, por exemplo
Foto: Mini Aceman Divulgação Mini / Guia do Carro

Quais Minis vêm por aí

O primero a chegar será o Countryman S E, versão 100% elétrica do SUV compacto, já feito sobre uma nova geração. Isso deve acontecer até agosto. 

Em seguida, a marca vai apresentar a nova geração do Mini Cooper com motor a combustão. Lá fora, o hatch de três portas (o de cinco ainda não existe) foi mostrado em duas versões, a "C", de entrada, com motor de três cilindros; e a "S", mais apimentada, com motor 2.0 turbo. É essa que deve vir até setembro.

Depois da variante com motor térmico a marca deve apresentar em solo brasileiro o novo Mini Cooper S E, 100% elétrico. A estimativa é de que o novo modelo desembarque até outubro.

Por fim, antes do final do ano (ou um pouco depois, a depender de processos burocráticos), a marca vai lançar no país um novo modelo chamado Aceman, um SUV ainda menor que o Countryman e que promete ser o "carro do futuro" da empresa, já que foi concebido desde o início do projeto para ser 100% elétrico.

Com a chegada dos quatro novos modelos, a linha esportiva da geração atual deve sair de cena - isso até a chegada de novas variantes com a mesma linha esportiva, possivelmente inteira eletrificada. Assim sendo, a Mini deve começar 2025 com a linha completamente renovada e composta por:

  • Mini Cooper S
  • Mini Cooper S E
  • Mini Aceman
  • Mini Countryman S E
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade