Mitsubishi ASX terá nova geração com plataforma Renault
Prevista para estrear em 2023 na Europa, nova geração do Mitsubishi ASX terá motorização eletrificada, visual ousado e carroceria cupê
A Mitsubishi prepara novidades importantes para o ASX. O SUV, que saiu de linha no Brasil em novembro do ano passado, ganhará uma nova geração na Europa. O anúncio foi realizado na última semana durante um evento da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que detalhou os futuros lançamentos do grupo até 2030. Previsto para estrear no mercado europeu já no primeiro semestre de 2023, o novo Mitsubishi ASX terá plataforma Renault.
Através de um comunicado oficial, o grupo destaca que a nova geração do ASX tem como objetivo fortalecer a presença da Mitsubishi na Europa. Atualmente, a montadora japonesa é mais relevante em países asiáticos, apesar de estar presente em outros mercados como o próprio Brasil. Além do novo ASX, a montadora também terá mais um modelo inédito em breve.
Ainda não sabemos muitos detalhes de como será o novo Mitsubishi ASX. No entanto, um teaser divulgado pela montadora japonesa adianta alguns detalhes do novo SUV, que será totalmente diferente da geração anterior. Na dianteira, o modelo terá o logotipo da Mitsubishi destacado da grade frontal, que terá elementos cromados divididos em três seções de cada lado. Os faróis terão assinatura visual em led e formato angular.
Na lateral, os para-lamas aparecem bem destacados. Já o teto parece adotar um caimento suave como um cupê. Sob o capô, o novo Mitsubishi ASX deve trazer apenas opções eletrificadas. Rumores da imprensa asiática e europeia indicam que a nova geração do SUV terá motores híbridos e híbridos plug-in oferecidos pela Renault. Também existe a possibilidade do lançamento de versões 100% elétricas posteriormente.
A nova geração do Mitsubishi ASX será feita na fábrica da Renault em Valladolid (Espanha), onde o Captur é produzido. Assim como o SUV francês, o novo ASX deve utilizar a plataforma modular CMF-B, que será oferecida em breve no Brasil. No entanto, a vinda do modelo ao mercado brasileiro ainda não foi confirmada pela HPE Automotores, representante da Mitsubishi no país.
Produzido de 2013 a 2021 no Brasil, o Mitsubishi ASX saiu de linha em novembro do ano passado, após mais de 73 mil unidades vendidas em 11 anos de mercado. No lugar do modelo, a montadora japonesa passou a oferecer o modelo Outlander Sport, que parte de R$ 173.546. Lançado em 2020, o modelo nada mais é do que uma reestilização mais profunda do próprio ASX com outro nome, que passou a ser considerado um carro à parte pela Mitsubishi.