Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mitsubishi Pajero completa 40 anos; veja história do SUV

Lançado em 1982, primeiro Mitsubishi Pajero deu origem a uma linha de modelos famosa pelos bons resultados no rali em 40 anos de mercado

10 mar 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Mitsubishi Pajero de segunda geração
Mitsubishi Pajero de segunda geração
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A linha Pajero completa 40 anos de trajetória em 2022. Lançado em 1982, o Mitsubishi Pajero se tornou um dos modelos mais icônicos e vendidos da montadora japonesa. Conhecido pela capacidade off-road e o sucesso em competições de rali, o Pajero também deu origem a uma série de SUVs ao longo de quatro décadas de mercado. Confira alguns momentos históricos do modelo em 40 anos.

Mas a história do Pajero começa muito antes de as primeiras unidades serem vendidas. Em 1934, o governo japonês encomendou veículos parrudos para uso militar em uma época de tensão pré-Segunda Guerra. Com isso, a Mitsubishi Motors apresentou o protótipo PX33. Produzido nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries, o modelo foi o primeiro automóvel no Japão a contar com tração integral nas quatro rodas.

Mitsubishi Pajero TR4
Mitsubishi Pajero TR4
Foto: Mitsubishi / Divulgação

O protótipo também foi o primeiro a contar com injeção direta de combustível no motor diesel de 6.7 litros e 69 cavalos. No entanto, o governo japonês cancelou os pedidos do modelo e a Mitsubishi manteve o protótipo PX33 em seu acervo, mas só foi desenvolver um veículo sobre esse projeto quase 50 anos depois, no início da década de 70.

Já como um carro conceito, o Mitsubishi Pajero foi apresentado pela primeira vez durante o Salão de Tóquio de 1973. O modelo foi bem recebido pela imprensa especializada e pelo público em geral. Apesar disso, a Mitsubishi não tornou o conceito um modelo de produção imediatamente. Somente em 1978, cinco anos depois, a montadora apresentou o conceito Pajero II, esse já próximo ao que viria a ser o carro de produção.

Mitsubishi Pajero Sport
Mitsubishi Pajero Sport
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Primeira Geração: 1982-1990

A versão final do Pajero foi apresentada em outubro de 1981, também durante o Salão de Tóquio. As primeiras unidades começaram a ser entregues aos clientes em maio do ano seguinte. O veículo trazia carroceria de 3 portas e três opções de motores: 2.3 diesel de 84 cv, 2.3 turbo diesel de 95 cv e 2.0 a gasolina de 110 cv, com opções de câmbio manual ou automático.

O nome escolhido remete a um felino de nome Leopardus pajeros, proveniente das pampas da América do Sul. Em 1983 a marca apresenta o Pajero de 5 portas com mudanças no sistema de suspensão, que oferecia ajustes específicos para o uso no asfalto ou fora dele. Também havia uma terceira fileira de bancos. Ao todo, cerca de 660 mil unidades da primeira geração do modelo foram produzidas em 8 anos.

Mitsubishi Pajero de primeira geração
Mitsubishi Pajero de primeira geração
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Camel Trophy

Em 1985 o Pajero participou pela primeira vez da tradicional competição Camel Trophy, terminando a prova em segundo lugar. Foi a primeira vez que uma equipe japonesa participou do rali. Devido a repercussão pelo resultado, a marca japonesa lançou em 1987 a série especial “Pajero Camel Special”, limitada a apenas 150 unidades. A versão não chegou ao mercado brasileiro.

O modelo tinha carroceria de três portas pintada em amarelo, cor que remete à marca de cigarros Camel, patrocinadora da competição. O Pajero Camel Special também era equipado com diversos itens como bagageiro, quebra-matos, tapetes e chaves personalizadas e skid plate em alumínio. Já as rodas contavam com acabamento especial e traziam pneus “biscoito”, mais preparados para o off road.

Segunda Geração: 1991-1999

Com linhas mais arredondadas e uma versão Canvas – que trazia parte do teto em capota removível – a segunda geração do Mitsubishi Pajero foi apresentada no Japão em janeiro de 1991. O modelo trazia também configurações de carroceria com 3 ou 5 portas e com entre-eixos alongado. Sob o capô, as opções eram os motores 3.0 V6 a gasolina de 208 cv ou o 2.8 Turbo Diesel de 125 cv.

Mitsubishi Pajero Canvas
Mitsubishi Pajero Canvas
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A segunda geração do Mitsubishi Pajero foi a primeira a ser comercializada de forma oficial no mercado brasileiro, com a chegada da MMC Automotores do Brasil em 1991. Uma das principais novidades desta geração foi a introdução de um novo sistema de tração. Chamado de Super Select 4WD, ele permitia ao motorista escolher entre o melhor modo de condução de acordo com o tipo de terreno.

Eram quatro diferentes modos de utilização: 2H, que entregava 100% do torque apenas para o eixo traseiro. Esse modo era ideal para o uso em asfalto, trazendo economia de combustível. Também havia os modos 4H, com tração permanente nas quatro rodas, ideal para uma boa aderência na terra ou mesmo em asfalto durante condição de chuva; 4HLc, com distribuição de torque em 50% para cada eixo e 4HLLc, com reduzida, ideal para situações de off road pesado.

Em 1997 a Mitsubishi apresentou ao mercado o Pajero Evolution, desenvolvido com foco total no Rally Paris Dakar, dentro da categoria T3. A segunda geração do Pajero foi a de maior produção em todo o mundo. No total, aproximadamente 1,25 milhão de unidades saíram das linhas de montagem, também em 8 anos de produção.

Mitsubishi Pajero Dakar
Mitsubishi Pajero Dakar
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Terceira Geração: 1999-2006

Em 1999, a terceira geração do Mitsubishi Pajero chegou ao mercado com um foco maior em segurança. Graças à nova estrutura de chassi monocoque, o modelo conseguiu nota máxima nos testes de colisão promovidos pela IIHS, parceira do NCAP. Além disso, a Mitsubishi também introduziu materiais de acabamentos mais sofisticados no interior, que trazia novas opções de revestimentos nos bancos e no painel.

Maior e mais largo, o modelo oferecia três opções de motores: 2.5 e 3.2 ambas a diesel, sendo o último com injeção direta de combustível, além de um V6 a gasolina. A versão de três portas foi usada pela piloto alemã Jutta Kleinschmidt que, em 2001, se tornou a primeira e única mulher a vencer o Rally Dakar até hoje. De acordo com a Mitsubishi, aproximadamente 760 mil unidades da terceira geração do Pajero foram produzidas pela marca.

Quarta Geração: 2006-2021

Apresentada durante o Salão de Paris de 2006, a quarta geração do Mitsubishi Pajero ganhou ainda mais segurança ao oferecer airbags duplos de série. O SUV também ganhou novidades no sistema de tração. Batizado de Super Select 2, ele oferecia ainda mais capacidade off road, com a tecnologia de controle ativo de estabilidade e tração. Sob o capô, o Pajero de quarta geração oferecia um motor 3.2 diesel com tecnologia Common Rail e um 3.8 V6 a gasolina de 250 cv. Conhecido no Brasil como Pajero Full, o modelo saiu de linha em 2021.

Mitsubishi Pajero Full Legend Edition
Mitsubishi Pajero Full Legend Edition
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Rally Dakar

Desde 1982, o Mitsubishi Pajero simplesmente dominou o rali que é conhecido como o mais difícil do mundo. Foram 12 vitórias, feito até hoje não atingido por nenhum outro veículo. O modelo se tornou uma referência para enfrentar condições extremas como as areias e o calor do deserto africano, que pode superar os 50°C.

No Brasil, as versões do Pajero mais conhecidas foram a Dakar – que era produzido sobre a plataforma da picape média L200 – o Pajero Full e o Pajero TR4, que tinha porte compacto. Atualmente, o modelo é vendido apenas na versão Sport, que derivada da picape L200 Triton Sport. Com capacidade para sete passageiros e tração 4x4, o Pajero Sport tem preços que variam entre R$ 367.764 e R$ 402.888.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade