Morre no Japão, aos 100 anos, executivo e primo de fundador da Toyota
Morreu nesta terça-feira no Japão, aos 100 anos, Eiji Toyoda, membro da família fundadora da Toyota. Primo do fundador da montadora, Kiichiro Toyoda, Eiji faleceu por conta de um problema cardíaco no Toyota Memorial Hospital, na cidade que tem o mesmo da empresa, de acordo com informações da agência AP.
Presidente entre 1967 e 1982, Eiji Toyoda foi um dos responsáveis por levar a Toyota ao posto de uma das maiores montadoras do mundo, e desde 1982 até sua morte ocupou um cargo de consultoria na empresa. O executivo ajudou a montadora a adquirir sua reputação de pontualidade, cortando desperdícios e capacitando os seus funcionários.
Engenheiro mecânico formado na Universidade de Tóquio, ele entrou na empresa em 1936, quando esta ainda se dedicava à produção têxtil e se chamava Toyoda Automatic Loom Works.
Durante seu tempo no comando da montadora, Eiji Toyoda liderou o desenvolvimento do Corolla, hoje um dos carros mais vendidos da história, e impulsionou o desenvolvimento de carros de luxo, o que mais tarde se tornou a marca Lexus.