Motor T270 dos Jeep Renegade, Compass e Commander perde potência
Nova norma de emissões do Proconve obriga Jeep a reduzir a potência do motor 1.3 turbo flex do seu trio de SUVs nacionais
A Jeep não conseguiu escapar do rigor do novo Proconve L8 e foi obrigada a reduzir a potência do motor T270 Flex que equipa seus três SUVs nacionais: Renegade, Compass e Commander. Essa informação foi publicada inicialmente pelo site Autos Segredos.
Devido às novas normas do PL8, os modelos Renegade, Compass e Commander fabricados em 2025 passam a oferecer apenas 176 cv de potência no motor 1.3 T270, com qualquer combustível. A potência anterior era de 185 cv com etanol e de 180 cv com gasolina. O torque permanece sendo de 270 Nm.
A Jeep não informou será haverá mais modificações nos parâmetros do motor e do câmbio, que continua sendo o automático de 6 marchas para os três SUVs. No ano passado, a Jeep lançou novas versões do Compass e do Commander com um motor bem mais potente, o Hurricane 2.0T, que tem 272 cavalos.
Para o futuro próximo, os três Jeep feitos no Brasil deverão receber sistemas híbridos flex, mas a Stellantis ainda não divulgou qual será o nível da eletrificação. Veja abaixo a colocação do trio Renegade, Compass e Commander no segmento SUV em 2024.
1º VOLKSWAGEN T-CROSS - 83.990 / 8,94%
2º CHEVROLET TRACKER - 69.431 / 7,39%
3º HYUNDAI CRETA - 69.116 / 7,36%
4º NISSAN KICKS - 60.455 / 6,44%
5º VOLKSWAGEN NIVUS - 55.924 / 5,95%
6º JEEP RENEGADE - 53.896 / 5,74%
7º HONDA HR-V - 50.375 / 5,36%
8º JEEP COMPASS - 50.055 / 5,33%
9º FIAT FASTBACK - 48.246 / 5,14%
10º TOYOTA COROLLA CROSS - 47.796 / 5,09%
11º FIAT PULSE - 39.079 / 4,16%
12º CAOA CHERY TIGGO 7 - 30.896 / 3,29%
13º BYD SONG - 27.689 / 2,95%
14º RENAULT KARDIAN - 24.447 / 2,60%
15º GWM HAVAL H6 - 22.892 / 2,44%
16º RENAULT DUSTER - 20.702 / 2,20%
17º CAOA CHERY TIGGO 5X - 20.159 / 2,15%
18º TOYOTA HILUX SW4 - 17.815 / 1,90%
19º VOLKSWAGEN TAOS - 17.569 / 1,87%
20º JEEP COMMANDER - 16.745 / 1,78%
Fonte da tabela: Fenabrave.