Motoristas podem ter até 70% de desconto em pedágios; veja como
Veículos com dispositivo eletrônico de pagamento (tag) podem ser beneficiados com descontos de 5% a 70% em 85 pedágios do País
É cada vez maior o número de veículos que utilizam as chamadas tags eletrônicas (adesivos instalados no para-brisa do carro) para pagamento automático tanto em pedágios, quanto em estacionamentos.
Lançada no ano 2000, esse sistema é usado com maior frequência em pedágios – o que, automaticamente, já garante 5% de desconto sobre o valor praticado em 85 praças de diversas rodovias federais (27) e estaduais (58).
É o DBT (Desconto Básico de Tarifa), uma prática determinada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) – também seguida por agências reguladoras estaduais – que oferece o benefício a motoristas que têm o dispositivo eletrônico no veículo, incentivando o uso deste meio de pagamento para promover melhorias no fluxo nas rodovias.
Assim, ao passar por faixas de cobrança automática das praças convencionais de pedágio ou pelos novos pórticos free flow (fluxo livre) – instalados recentemente em três pontos da rodovia Rio-Santos, administrada pela CCR RioSP –, os veículos com tags de pagamento ativas já garantem economia extra sobre as taxas praticadas em trechos pedagiados em rodovias dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Desconto de Usuário Frequente para automóveis com tag
Além da economia proporcionada pelo DBT aos motoristas que utilizam dispositivos de pagamento automático para mobilidade, os novos contratos de concessão de rodovias já têm determinado que faixas e pórticos de cobrança automática concedam descontos progressivos aos automóveis com tag que trafegam com frequência pelos mesmos trajetos.
Denominado DUF (Desconto de Usuário Frequente), o benefício é valido exclusivamente aos veículos de passeio que passam repetidamente por 79 faixas e pórticos de cobrança automática, situados em 24 pedágios das rodovias federais e em 55 pontos das estaduais.
O abatimento percentual aumenta desde a segunda até a 30ª viagem. A partir da 31ª passagem, ao longo de um mesmo calendário mensal, o motorista passa a pagar a tarifa mínima em todos os demais trajetos realizados no período – desde que sejam realizados em mesmos trecho e sentido de percurso, durante o mês vigente.
Dessa forma, dependendo da quantidade de passagens, o desconto pode ultrapassar 70% àqueles que efetuam pagamentos via tag – benefício que pode até superar 90%, em algumas rodovias estaduais.
Atualmente, 55 pedágios de rodovias estaduais já adotaram a prática do DUF em trechos localizados em variadas regiões de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Dentre as rodovias federais que já concedem este desconto progressivo, estão CCR RioSP (Via Dutra e Rio-Santos), Ecovias do Araguaia e EcoRioMinas.
Tags: pagamentos muito além dos pedágios
É fato que as variadas modalidades de pagamento sem contato ganharam força com a pandemia de covid-19. Segundo a Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade), o Brasil já conta com mais de 9 milhões de automóveis com tags em circulação.
Além de simplificar a quitação e o controle de gastos com as taxas de pedágio nos trajetos rodoviários de todos o Brasil, as tags também podem ser usadas para efetuar pagamentos em restaurantes e lanchonetes com sistema drive thru, estacionamentos, serviços de lava-rápido, postos de combustíveis e até para a contratação de seguros e outros serviços, dependendo da operadora escolhida.
“Hoje, as tags já podem ser utilizadas para efetuar pagamentos em mais de 10 mil pontos de todo o país, considerando os variados tipos de estabelecimento que já aderiram ao sistema para facilitar o dia a dia de motoristas", afirmou Carlos Gazaffi, presidente da Abepam.
"A tendência é que as possibilidades de uso, assim como a quantidade de locais, continuem em crescimento de acordo com o aumento de usuários e, consequentemente, das demandas”, completou.