Os carros nunca foram produzidos em massa, mas serviram, segundo a curadora da mostra, Sarah Schleuning, para apontar caminhos para o futuro. "Desafiaram a noção do que é possível, tecnologico e estilisticamente", explica Schleuning.
A exposição Dream Cars: Design Inovador, Ideias Visionárias fica aberta até 7 de setembro de 2014. O website do High Museum of Art é high.org.
A evolução do design de automóveis é o tema de uma exposição no High Museum of Art, em Atlanta, Geórgia (EUA). Este é o Edsel Ford Model 40 Special Speedster, de 1934, projetado por Edsel Ford e Eugene T Bob Gregorie
Foto: Cortesia www.high.org
Designs conceituais e modelos em escala de alguns dos fabricantes de carros mais famosos da Europa e dos EUA estão sendo expostos. Esta é uma reprodução do Bugatti Type 57S Competition Coupe Aerolithe, 1935, projetado por Jean Bugatti e Joseph Walter e construído pela Associação de Restauradores de Automóveis
Foto: Cortesia www.high.org
Os carros conceituais apresentados no Dream Cars mostram como o design pode transcender o presente e oferecer novos caminhos e oportunidades para o futuro, afirma Sarah Schleuning, curadora da mostra e de artes decorativas e design no High Museum of Art. Este é o Stout Scarab, 1936, projetado por William B. Stout
Foto: Cortesia www.high.org
Embora estes carros nunca tenham sido produzidos em massa, eles deram forma ao futuro da indústria automotiva, desafiando a noção do que é possível, tecnologicamente e estilisticamente, acrescenta Schleuning. L'Oeuf Electrique ('Ovo Elétrico'), de 1942. Projetado e fabricado por Paul Arzens
Foto: Cortesia www.high.org
O engenheiro mecânico Norman Timbs criou o Timbs Special em 1947 para uso pessoal. O automóvel levou mais de dois anos e meio para ser concluído, a um custo de cerca de US$ 10 mil (aproximadamente R$ 22 mil)
Foto: Cortesia www.high.org
Após a Segunda Guerra Mundial, a General Motors precisava de um novo design automotivo que chamasse a atenção das pessoas. Os rascunhos começaram a ser feitos em 1946, e o resultado foi o Le Sabre XP-8, de 1951
Foto: Cortesia www.high.org
O Buick Centurion XP-301 foi lançado em 1956 no Motorama - um salão do automóvel que apresentava as novidades das marcas para um ávido público americano, que se destacou mais que qualquer outro. O evento ocorreu entre 1949 e 1961
Foto: Cortesia www.high.org
Um dos veículos conceituais que apareceram por último no Motorama foi o Cadillac Cyclone XP-74. Inspirado pela aviação, foi projetado em 1959 por Harley Earl J e Carl Renner
Foto: Cortesia www.high.org
Desenhado por Marcello Gandini, o Lancia (Bertone) Stratos HF Zero foi lançado em 1970 no Salão do Automóvel de Turim, na Itália
Foto: Cortesia www.high.org
A exposição Dream Cars: Design Inovador, Ideias Visionárias fica em cartaz até 7 de setembro de 2014 no High Museum of Art, em Atlanta, Geórgia. Este é o General Motors Firebird I XP-21, 1953. Desenhado por Harley Earl J, F Robert "Bob" McLean e equipe da GM Styling Section. Cortesia General Motors Heritage Centre