Nasce bateria de 400 km de autonomia com recarga em 10 min
Desenvolvida pela marca chinesa CATL e apresentada na última semana em Pequim, a bateria foi pensada para veículos híbridos plug-in (PHEV)
A chinesa CATL apresentou uma bateria que promete revolucionar o mercado de carros híbridos do tipo plug-in, com autonomia puramente elétrica de 400 km e recarga em 10 minutos
A CATL (acrônimo de Contemporary Amperex Technology Limited), empresa chinesa de baterias fundada em 2011 especializada na fabricação de baterias de íons de lítio para veículos elétricos e de sistemas de armazenamento de energia, mostrou na última semana um novo produto para carros híbridos plug-in.
Chamada de Freevoy, a nova bateria promete oferecer carregamento rápido e 400 quilômetros de autonomia. Além disso, a CATL afirma que em 10 minutos é possivel recuperar a bateria para que ela ofereça 280 km de alcance.
Outra virtude da CATL Freevoy é que ela pode ser completamente recarregada quatro vezes em uma hora - ou uma vez a cada 15 minutos.
A CATL já fechou parceria com diversas marcas do mercado chinês - entre as conhecidas do público brasileiro estão a Changan e a Neta. A Geely, a Chery e a SAIC também devem fechar acordo com a fabricante nas próximas semanas.
O lançamento da Freevoy representa um avanço para o mercado de carros híbridos do tipo plug-in, uma vez que atualmente o maior alcance de modelos desse segmento, rodando no modo puramente elétrico, não passa de 150 quilômetros.
Na China, por exemplo, os carros dessa categoria hoje em dia têm alcance máximo na faixa dos 200 km. A nova bateria da CATL chega para dobrar a capacidade atual.