Navio cargueiro da BYD retorna ao Brasil com mais de 5 mil carros de uma só vez
Dentre os 5.524 veículos eletrificados trazidos ao Brasil pelo navio BYD Explorer Nº 1, estão unidades dos modelos Dolphin, Yuan e Song
A BYD tem planos ambiciosos para o Brasil. Poucos meses depois da primeira chegada, o navio cargueiro da marca chinesa, o BYD Explorer Nº1, atracou pela segunda vez no Brasil nesta quinta-feira, 27, no porto de Aracruz (ES), trazendo mais de 5 mil carros elétricos e híbridos para o mercado brasileiro de uma só vez.
O Guia do Carro acompanhou a chegada do navio, que trouxe de uma só vez 5.524 carros ao Brasil, após sair de Nigbo (China) e fazer duas escalas em Singapura e Port Louis. O navio tem capacidade para transportar até 7 mil veículos. O carregamento do navio incluía unidades das famílias Dolphin, Song e Yuan.
Eles devem atender à demanda da marca chinesa no Brasil até o início das operações da fábrica de Camaçari (BA), que deve ter início em meados de 2025, ainda sem data oficial. O complexo na Bahia será o maior fora da China e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil numa segunda etapa.
"Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade", comenta Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
Esse cargueiro é o primeiro de um total de oito navios do plano inicial divulgado pela BYD. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação tem a tripulação composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.