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Neta: o que esperar da marca chinesa de carros elétricos?

Fabricante que esteve no Festival Interlagos, em agosto, inicia operações no Brasil no começo de novembro com a pré-venda de dois carros

22 out 2024 - 19h31
(atualizado às 19h39)
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Resumo
A Neta é mais uma marca chinesa de carros elétricos com planos ambiciosos para o Brasil. Só que sua visão é diferente: a ideia é emplacar carros tecnológicos, inteligentes e acessíveis

Você viu aqui no Terra Mobilidade que uma nova marca chinesa de carros elétricos vai iniciar suas operações no Brasil. Falamos da Neta Auto, marca que pertencente a Hozon Auto e que começa a atuar em fase de pré-venda a partir do dia 1º de novembrro.

Neste primeiro momento, a fabricante - que mira o sucesso de GWM e principalmente da BYD - dará início ao processo de reservas do hatch Aya, a partir de R$ 124.900; e do SUV "X", por iniciais R$ 194.900. A Neta Auto tem foco específico: quer ser uma marca de carros elétricos "inteligentes" e de tecnologia acessível.

Os dois primeiros produtos, Aya e X, estreiam em duas e três versões, respectivamente.

O Aya custará os R$ 124.900 na versão Comfort, de entrada; e vê o preço subir para R$ 134.900 na mais completa, a Luxury. É um carro de visual controverso e que tem o mesmo porte de um Kia Stonic, com 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. Ele tem motor de 95 cv e bateria de 40,7 kWh, o que lhe confere autonomia de 263 km no ciclo do PBEV do Inmetro.

Já o X é um SUV médio com 4,62 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. As configurações (400, 500 e 500 Luxury) vão variar de preço entre R$ 194.900 e R$ 214.900. A de entrada tem motor de 163 cv com bateria de 52,5 kWh e alcance de 258 quilômetros. Já as duas mais caras usam um motor com bateria de 64,1 kWh, que resulta em uma autonomia de 317 km.

Futuramente, em 2025, a marca prometeu trazer mais dois carros: o GT, cupê esportivo com 4,71 m de comprimento em duas versões, uma de tração traseira com 231 cv e outra com tração nas quatro rodas com 394 cv; e o "L", um SUV com extensor de alcance que tem até versão híbrida lá fora. 

Lembrem-se: a Neta quer ser uma empresa de carros elétricos acessíveis. A ideia é fazer do Aya uma opção mais interessante, atraente e barata que os BYD Dolphin e Dolphin Mini; e do X uma alternativa com preço competitivo aos tradicionais modelos médios do mercado, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e demais utilitários que custam menos de R$ 200 mil.

Acessíveis sem deixarem de ser tecnológicos e luxuosos: a meta da Neta é vender carros bem equipados e ricos em tecnologias pelo preço de modelos tradicionais que estão fora do segmento premium. 

Com tecnologia de recargas ultrarrápidas. Dará certo?

Novo Hozon Neta GT
Novo Hozon Neta GT
Foto: Sergio Quintanilha/Guia do Carro
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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