New Fiesta Sport é esportivo só no nome e no visual
Ford aproveita lançamentos “apimentados” para criar a versão esportiva do carro, mas mantém a dinâmica original
A Ford lançou recentemente a versão esportiva do New Fiesta, que chega para concorrer com a linha apimentada do Volkswagen Fox Pepper, HB20 Spicy e Punto Sporting. Contudo, o New Fiesta Sport – assim como os concorrentes - é esportivo apenas no nome, mantendo a dinâmica original do modelo. O veículo está disponível nas concessionárias da marca por R$ 58.900.
Com a cara mais “invocada” que o New Fiesta, a versão esportiva do veículo vem equipada com o mesmo (e bom!) motor 1.6 litros manual, de 128 cavalos, das outras versões. A diferença está mesmo do lado de fora, onde a Ford aproveitou para fazer mudanças e atrair mais consumidores.
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Carro com bom volume de vendas e liderando o segmento de compactos – com cerca de 15,8 mil unidades vendidas no ano –, o New Fiesta é visto pela Ford como um veículo que tenta conquistar o consumidor pela emoção. A partir daí surgiu a ideia de incrementar alguns elementos exclusivos como soleira na porta, aerofólio traseiro, roda de liga leve de 16 polegadas com pintura exclusiva, e oferecer tudo em um versão Sport do modelo. Segundo a montadora, o carro, produzido em São Bernardo do Campo, vai para um Mode Center, onde os itens são colocados.
De série, o New Fiesta Sport vem equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, além dos itens exclusivos da versão: como grade dianteira e retrovisores em preto alto brilho, faróis com máscara negra, saias laterais, para-choque dianteiro com spoiler integrado e as já mencionadas rodas de liga leve de 16 polegadas com pintura exclusiva, aerofólio traseiro e soleira com identificação Sport.
Além desses itens, o New Fiesta Sport vem com o Sync, um sistema de segurança que, em caso de acidente com acionamento do airbag, conecta o veículo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), envia a localização do carro por GPS e abre o microfone para o passageiro falar com o atendente. O recurso só funciona se houver um telefone celular pareado com o sistema e apareceu, pela primeira vez, no Ford Ka.
Ao volante
Os 128 cavalos do motor do New Fiesta Sport agradam bastante o motorista, que se dá bem com o encaixe firme e preciso do câmbio da Ford. O veículo é bastante estável e macio, agradando na condução. Internamente é bem confortável para o motorista, tendo como opcional os bancos de couro - que deixam o New Fiesta Sport R$ 1.250 mais caro. A suspensão firme e a possibilidade de dirigir em uma posição mais baixa dão um toque esportivo à condução.
Espaçoso para quem vai na frente, o veículo peca um pouco no espaço traseiro, acomodando apenas dois passageiros - uma terceira pessoa causaria grande desconforto. A visibilidade também é um pouco prejudicada no retrovisor já que o vidro traseiro é um pouco menor que o comum. Nada, porém, que dificulte a condução.
A conclusão é de que o New Fiesta Sport é um carro que vale a pena por seu custo-benefício. Mesmo com um preço relativamente salgado, o carro vem com itens de série que justificam, em parte, o valor. A diferença do preço para a versão SE (top de linha do New Fiesta) é de R$ 6.200 a mais. É quanto o consumidor que quer dar uma "apimentada" no visual do veículo e contar com alguns itens exclusivos tem de pagar.