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Nissan do Brasil atua para desenvolver novas tecnologias

Time de engenheiros do Nissan Technical Center Brazil contribui com o desenvolvimento de novas tecnologias

28 ago 2022 - 05h00
(atualizado em 29/8/2022 às 14h26)
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Nissan Leaf
Nissan Leaf
Foto: Nissan / Divulgação

Na indústria automobilística, é comum ouvir falar em novas tecnologias que contribuem com a segurança e o bem estar das pessoas. Quase sempre, contudo, essas inovações são criadas e desenvolvidas no exterior e chegam prontas ao nosso País.

A Nissan do Brasil, contudo, possui um centro dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias no País, o NTC BRA (Nissan Technical Center Brazil), cuja equipe de engenheiros de Pesquisa e Desenvolvimento é parte fundamental para construir essa estrada de inovação ligando o presente ao futuro..

Nesse centro, os engenheiros  realizam um trabalho orientado pela Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da companhia para fortalecer a mobilidade. Com essa visão, a Nissan quer entregar um valor estratégico ao capacitar jornadas com experiências mais integradas, confiantes e empolgantes aos consumidores, e, por meio de colaborações, capacitar a sociedade a construir um ecossistema inteligente com mobilidade integrada.

"A Nissan tem como foco desenvolver tecnologias avançadas que permitam uma mobilidade mais limpa e inclusiva e que contribuam para reduzir os acidentes de trânsito, assistindo e integrando carro e motorista com o seu meio ambiente”, explica Ricardo Abe, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Nissan América do Sul.

“Na América do Sul já temos aplicadas várias dessas inovações e trabalhamos na validação e estudos de novas tecnologias para atender às necessidades e a realidade dos clientes da região", acrescentou.

As tecnologias avançadas em desenvolvimento pela Nissan atendem desde a parte de propulsão, como o e-Powertrain para os veículos eletrificados, passando pela segurança e sistemas que também servem à condução autônoma, como o Nissan Safety Shield, e mesmo de integração com a sociedade, como a tecnologia de recarga bidirecional V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede).

Tecnologias Nissan para Eletrificação:

Nissan Leaf
Nissan Leaf
Foto: Nissan / Divulgação

. Veículos 100% Elétrico: o e-Powertrain alimenta os veículos elétricos, eliminando a necessidade de motor a combustão. É um sistema leve e compacto que gera torque instantâneo. Esses elementos se combinam para oferecer uma condução de alta qualidade, suave e muito responsiva.

Sistema Nissan e-Power
Sistema Nissan e-Power
Foto: Nissan / Divulgação

. e-Power: desenvolvido pela Nissan, o sistema é acionado por um motor 100% elétrico que oferece a mesma experiência de direção de alto desempenho de um carro 100% elétrico. Há um motor a combustão e outro elétrico, sendo que o primeiro serve apenas para gerar eletricidade para o segundo, ao alimentar um gerador que apenas carrega a bateria. Esta entrega a energia para mover as rodas do veículo, garantindo uma condução potente e silenciosa.

Protótipo Nissan SOFC testado no Brasil.
Protótipo Nissan SOFC testado no Brasil.
Foto: Nissan / Divulgação

. SOFC: a Nissan é a primeira empresa automobilística no mundo a desenvolver e já testar protótipos que são abastecidos com bioetanol para gerar energia elétrica para carregar uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC). Este sistema combinado à alta eficiência dos motores elétricos e ao sistema de bateria garante ao Nissan SOFC uma autonomia superior a 600 km com somente 30 litros de etanol no tanque. O primeiro período de testes com o protótipo real do sistema foi realizado no Brasil entre 2016 e 2017, e demonstrou que a tecnologia se adapta perfeitamente ao uso cotidiano. Atualmente, os testes seguem em evolução, conduzidos pela área de pesquisa e desenvolvimento da Nissan no Japão com constante intercâmbio com a equipe brasileira e parceiros estratégicos.

Bateria em estado sólido Nissan.
Bateria em estado sólido Nissan.
Foto: Nissan / Divulgação

. Bateria sólida: a Nissan trabalha em um projeto de um protótipo de unidade de produção para baterias de estado totalmente sólido, que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. A montadora tem planos de instalar a linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, no Japão, no ano fiscal de 2024 e acredita que as baterias de estado sólido podem ter um preço reduzido de US$ 74 por kWh no ano fiscal de 2028 e, posteriormente, para US$ 65 por kWh, fazendo com que os veículos elétricos estejam no mesmo nível de custos dos veículos movidos à gasolina.

Carro elétrico também vai poder fornecer energia.
Carro elétrico também vai poder fornecer energia.
Foto: Nissan / Divulgação

. Nissan Energy Share: com esse sistema, os carros elétricos da marca têm a capacidade de armazenar e devolver energia, impactando todos os aspectos da vida dos clientes. O sistema engloba as iniciativas: Vehicle to Home – V2H (Veículo para casa), Vehicle to Building – V2B (Veículo para edifício), Vehicle to grid – V2G (Veículo para rede), Vehicle to load – V2L (Veículo para carga) e Vehicle to anything – V2X (Veículo para tudo).

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