Nissan Frontier 2023: vale a pena comprar XE de R$ 290 mil?
A nova versão intermediária XE estreou em julho e abriu uma opção mais equipada abaixo de R$ 300 mil; veja nossa avaliação
A nova picape Nissan Frontier 2023 estreou no começo deste ano, mas só ficou com a gama completa em julho, quando chegaram as novas versões SE (mais barata com câmbio automático) e XE (intermediária abaixo de R$ 300 mil). Rodamos uma semana com a Frontier XE.
O motor é o mesmo das outras versões, 2.3 turbo diesel com câmbio automático de 7 marchas e tração integral temporária. O Nissan Frontier XE sai por R$ 290.890, portanto custa R$ 33.000 a menos do que as duas versões topo de linha, Platinum (mais estradeira) e Pro-4X (mais off-road). É uma diferença e tanto.
O que é novo – A nova versão intermediária tem chave presencial, rodas de liga leve de 18", bancos de couro, ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista com regulagem elétrica e suporte de lombar, câmera de ré, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, estribo lateral, maçanetas externas e da caçamba cromadas, faróis dianteiros de led e multimídia A-IVI de 8’’ com Android Auto e Apple CarPlay.
O que nós gostamos – A suspensão do Nissan Frontier é excelente. Nota-se que a engenharia da Nissan (que desenvolve o carro no Brasil, apesar de a fabricação ser na Argentina) fez um trabalho primoroso na picape que, em algumas situações, apresenta comportamento que lembra o de um modelo monobloco, como o Fiat Toro. A suspensão traseira é do tipo multibraço, mas com geometria diferente da usada nos carros de passeio.
O design também é um ponto positivo do Nissan Frontier 2023. O visual ficou bem mais agressivo, marcante. Além disso, a picape é bastante prática, com boa dinâmica, conforto a bordo e multimídia de ótima qualidade.
O que pode melhorar – A direção assistida é muito pesada em comparação com a de outras picapes, mesmo na categoria do Nissan Frontier. A multimídia, apesar de ser ótima, ainda tem a conectividade Android e CarPlay com cabos. A caçamba poderia ter mais dois ganchos para amarração, no centro das laterais.
Potência e KML – O motor 2.3 turbodiesel tem 190 cv de potência e 450 Nm de torque. Alguns cavalos extras deixariam o Nissan Frontier mais competitivo em relação às picapes médias rivais (a maioria tem 200 cv). A potência máxima surge a 3.500 rpm, o que está bom. O torque é muito bom e está disponível a 1.500 rpm. Portanto, é uma picape forte!
Com uma relação peso/potência de 11,6 kg/cv, o Nissan Frontier XE tem um consumo rodoviário de 9,1 litros/100 km. Ou seja: faz 11 km/l de diesel na estrada. A autonomia na cidade é de 9,1 km/l.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 5,260 m
Largura: 1,850 m
Altura: 1,860 m
Entre-eixos: 3,150 m
Caçamba: 1.054 litros
Carga útil: 1.010 kg
Tanque: 73 litros
Veredicto – Vale a pena comprar o Nissan Frontier XE se você não fizer questão do sistema de segurança ADAS que vem nas duas picapes superiores, por R$ 33.000 a mais. A versão XE é uma topo de linha de alguns anos atrás, com seis airbags, porém sem alerta de colisão e frenagem automática de emergência, por exemplo.