Nissan Leaf economiza R$ 2.362 a cada 5.000 km rodados
Calculadoras online do Nissan Leaf mostram na tela do computador até o custo-benefício do veículo elétrico, além do tempo de recarga
O Nissan Leaf é mais do que um carro elétrico; é um negócio. Por isso, a marca japonesa está investindo na comunicação dos fatores econômicos que justificam a compra de um Nissan Leaf. Clientes da Nissan agora têm acesso a calculadoras online e mostram na tela do computador até o custo-benefício do Leaf, além do tempo de recarga.
Não por outro motivo, os primeiros clientes do Nissan Leaf foram taxistas e pessoas interessadas no aspecto econômico do automóvel. Segundo a Nissan, na comparação com um carro com motor a combustão interna, o Leaf pode trazer uma economia de R$ 2.362 a cada 5.000 km rodados.
A calculadora de custo-benefício permite que cada cliente simule, personalizando o cálculo de acordo com os quilômetros rodados por ano, o custo do kWh e o valor do combustível da região onde vive. Assim, é possível ter uma ideia geral da economia anual da utilização do Nissan Leaf no dia a dia, por mês e no ano.
Rodando 5.000 km por ano, o dono de um Nissan Leaf em São Paulo, por exemplo, gastaria R$ 507 ao custo de R$ 0,69 kWh (valor médio da energia na região Sudeste) para a recarga. Para um carro similar movido a gasolina o custo somaria R$ 2.870 com valor médio de R$ 5,74 pelo litro da gasolina (em julho), em São Paulo também, e com consumo médio de 10 km/l.
A diferença seria de R$ 2.362. Para quem roda 10.000 km por ano, a economia seria de R$ 4.724. Por isso, na compra de um carro elétrico, o consumidor não deve considerar apenas o preço final do veículo e sim o custo de utilização. Isso vale também para carros convencionais, mas a cultura do consumidor normalmente não o leva a fazer essas contas.
Com a calculadora do tempo de recarga da Nissan pode-se simular em quantos minutos a carga da bateria será reposta. A solução é muito versátil e adaptável para cada cliente, rotina, distância percorrida, e tipo de carregador. Basta escolher a porcentagem desejada de recarga da bateria e o tipo de carregador, que pode ser o caseiro, de 127 ou 220 V, CHAdeMO ou o Wallbox.