Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nissan não vai mais investir em novos motores a combustão

Com o foco cada vez maior da Nissan em eletrificação, próximos carros da marca devem ser elétricos ou híbridos com a tecnologia e-Power

4 jun 2024 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Nissan Kicks 2024 Exclusive
Nissan Kicks 2024 Exclusive
Foto: Nissan / Guia do Carro

Ao contrário de outras montadoras, que ainda têm desenvolvido novos motores a combustão, a Nissan pretende concentrar seus esforços em eletrificação nos próximos anos. E para isso, a montadora não investirá mais em carros que não tenham sistemas híbridos ou elétricos. É o que indicou um executivo da marca japonesa, em entrevista ao site australiano Drive.

De acordo com François Bailly, vice-presidente sênior e diretor de planejamento da Nissan para a região da África, Oriente Médio, Índia e Oceania, o futuro da marca japonesa é elétrico. "Não estamos investindo em novos motores a combustão, isso é certo", afirma. No entanto, a transição para os carros totalmente elétricos será feita por modelos híbridos.

Nissan Versa
Nissan Versa
Foto: Nissan / Guia do Carro

Eles utilizarão a tecnologia híbrida e-Power, que já está disponível em outros mercados em que a Nissan atua, como a Europa e Ásia. O sistema conta com um funcionamento no qual o motor a combustão funciona como um gerador para a bateria do motor elétrico, mas sem atuar diretamente nas rodas.

A alternativa é mais econômica que um veículo a combustão tradicional, e a Nissan espera torná-la ainda mais eficiente nos próximos anos. Em paralelo, a marca também lançará novos carros 100% elétricos, como o sucessor do Leaf. Ainda de acordo com François Bailly, a transição deve ocorrer em diferentes etapas, dependendo do mercado.

Nissan Frontier Pro-4X
Nissan Frontier Pro-4X
Foto: Nissan / Guia do Carro

"O mercado africano ainda segue os padrões Euro 2, Euro 4, então o ritmo de queda (dos carros a combustão) varia de mercado a mercado, mas o nosso investimento é claro", ressaltou o executivo. O mesmo vale para outras regiões emergentes, como a América Latina, onde a eletrificação ainda esbarra em problemas de infraestrutura e socioeconômicos.

No Brasil, a tecnologia deve estrear ainda este ano com o novo Nissan X-Trail, e também estará presente na próxima geração do Kicks, que será produzida no país a partir de 2025, e da picape Frontier, que é feita na Argentina. Com isso, a marca deve substituir os atuais motores a gasolina, flex ou a diesel de acordo com as trocas de gerações de seus modelos atuais.

Novo Nissan Kicks 2025
Novo Nissan Kicks 2025
Foto: Nissan/Divulgação

Assim como a Renault, a Nissan também deve utilizar em alguns casos os motores a combustão e híbridos da Horse, uma holding do grupo Renault com a chinesa Geely. Ainda pouco conhecida no Brasil, a Horse produz o novo motor 1.0 turbo flex de três cilindros do Renault Kardian, que oferece 125 cv de potência e 220 Nm de torque.

Fonte: Drive

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade