Nissan segue trabalhando em tecnologia de recarga bidirecional
Nissan atua para que mais veículos elétricos sejam capazes de devolver energia à rede pública em momentos de pico
Em meio aos esforços para o combate às mudanças climáticas em todo o mundo, a redução de emissões dos gases de efeito estufa vai exigir grandes mudanças na forma como geramos e distribuímos eletricidade. Nesse caminho, os veículos elétricos têm desempenhado um importante papel para mudar as regras do jogo.
E não é só porque eles eliminam as emissões de CO2, mas também porque contam com a tecnologia de recarga bidirecional, que permite que o veículo elétrico desempenhe o papel de um carregador móvel e armazene energia renovável para ajudar seus proprietários a racionalizar a conta de energia elétrica, devolver energia à rede ou estabilizar o sistema em horários de pico, entre outros benefícios para a sociedade.
As pessoas vêm prestando mais atenção nos impactos do fornecimento de energia e, por isso, os veículos elétricos equipados com a tecnologia V2X (veículo para tudo) desempenham um papel fundamental nesta evolução.
Em testes já realizados em diversas partes do mundo a Nissan está trabalhando para permitir que os veículos elétricos sejam utilizados como carregadores bidirecionais por meio da tecnologia V2X.
A tecnologia V2X inclui os sistemas de recarga do tipo V2H (do veículo para a residência), V2B (do veículo para o edifício) e V2G (do veículo para a rede). Estes sistemas bidirecionais permitem que a bateria dos veículos elétricos transfira sua própria energia para outras fontes – como uma casa, empresa ou até mesmo a rede pública – para recuperá-la mais tarde, fazendo a recarga novamente pela rede pública.
A tecnologia V2X já vem ajudando a sociedade ao beneficiar pessoas e infraestruturas. Para o uso pessoal, o sistema constitui uma fonte de energia elétrica confiável e de baixo custo. Por meio do sistema de recarga V2H, por exemplo, os veículos elétricos podem reduzir a conta de energia elétrica abastecendo uma residência com energia durante os horários de maior demanda – quando os moradores podem sofrer aumento no valor da tarifa – e depois recuperando a energia quando tanto a demanda como as tarifas estão mais baixas.
Na prática, os veículos elétricos podem descarregar energia quando as famílias chegam em casa do trabalho ou da escola, acendem as luzes e ligam eletrodomésticos que consomem mais energia, como o ar-condicionado, para recarregá-la mais tarde, à medida que o uso de energia na residência começa a cair.
De acordo com a Nissan, os veículos elétricos também podem mitigar as interrupções no abastecimento de energia, fornecendo eletricidade quando há cortes no fornecimento em caso de desastres naturais, situações de intempérie ou queda de tensão.
Esses veículos também podem servir de fonte de energia móvel, descarregando eletricidade para ajudar o funcionamento dos equipamentos de equipes de emergência durante desastres naturais, por exemplo.
A tecnologia V2X também poderá ajudar na distribuição e fornecimento de energia. Ao permitir o retorno de energia para a rede durante os horários de pico e recarregar quando a demanda é menor, o sistema pode ajudar a otimizar a capacidade da rede, achatando as curvas de consumo, para que o gasto de energia seja mais consistente no decorrer do dia.
Os proprietários de veículos elétricos também poderiam se beneficiar, por exemplo, da redução nos custos de estacionamento ao descarregar energia na rede pública quando a demanda é maior.