Nissan Z GT-4 é a versão para competições do esportivo Z
Novo bólido está pronto para estrear nas competições em 2023, de acordo com a Nissan; modelo foi todo desenvolvido pela Nismo
A Nissan e a sua divisão de esportivos Nismo revelaram as primeiras imagens do Z GT-4, modelo destinado às competições da categoria GT-4 ao redor do planeta. Os bólidos da categoria são todos desenvolvidos sobre modelos de produção regular e adaptados para as condições severas das provas, de acordo com as regras da FIA.
Assim, a Nismo Racing Division trabalhou sobre o Nissan Z convencional – que já é conhecido em todo o mundo por suas qualidades dinâmicas – e tratou de aprimorar o motor V6 de 3.0 litros biturbo, capaz de entregar mais de 400 cv, além de otimizar componentes de chassi e suspensão para proporcionar melhor desempenho nas pistas.
A aerodinâmica – como não poderia ser diferente – também foi desenvolvida “até o limite do regulamento”, segundo a preparadora e a cabine é capaz de acomodar pilotos de todos os tipos. Tudo isso permitiu criar um carro de alto desempenho acessível tanto aos entusiastas quanto aos pilotos profissionais.
“Esportes motorizados são uma expressão de nossa paixão e da nossa inigualável experiência; O Nissan Z segue mantendo sua posição como um esportivo apaixonante que fascina pilotos com sua dinâmica de condução e conjunto motriz muito elástico”, afirmou Ashwani Gupta, diretor da Nissan. “Estamos confiantes de que o Z GT-4 está pronto para escrever outro capítulo na história de mais de 50 anos do Nissan Z com a velocidade”, acrescentou.
O Nissan Z GT-4 foi desenvolvido nas unidades de engenharia da Nismo, em diversas sessões de teste em pista e também em protótipos, tanto na prova 24 Horas de Fuji, disputada em junho, como em eventos da Super Taikyu Series (campeonato japonês de endurance).
Os detalhes técnicos do Nissan Z GT-4 serão revelados na próxima edição do SEMA Show, em novembro, quando o carro será lançado oficialmente. As primeiras entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2023.