Nova Amarok será uma anti-Rampage maior, com carroceria monobloco e motor V6
Saiba como a Volkswagen pode tirar a picape Amarok de uma posição irrelevante para ser a rainha de um novo conceito construtivo
A Volkswagen deu todas as pistas de que a Nova Amarok, que chegará em 2027, terá carroceria monobloco. Isso será uma mudança radical de conceito, pois a nova geração abandonará a tradicional carroceria sobre chassi. O novo Volkswagen Amarok será baseado no Maxion Interstellar X Truck, modelo chinês (veja galeria de fotos).
Quais rivais da Amarok usam carroceria fixa em duas longarinas, como um caminhão? Todas. Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, Fiat Titano e até JAC Hunter.
Picapes monobloco de Cabine Dupla há algumas, mas todas muito menores do que o Volkswagen Amarok. Tirando as pequenas Saveiro e Strada, o mercado tem Renault Oroch, Fiat Toro, Ford Maverick, Chevrolet Montana e Ram Rampage. A Oroch vai dar lugar a uma picape maior, a partir do conceito Renault Niagara. A diferença é que picapes monobloco parecem mais com um automóvel do que com um caminhão.
A primeira pista que a Volkswagen deu sobre uma Amarok monobloco foi o fim da produção do Taos na Argentina. A desistência de seguir a linha da África do Sul, fazendo um Ford Ranger com cara de VW Amarok, também era um indício, mas o caminho não estava decidido naquela altura. A segunda pista foi a revelação de um design inédito, assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone.
Na semana passada entrevistamos o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, e ele disse que a Nova Amarok vai ser muito fiel ao sketch (esboço) revelado por Pavone na Argentina. Veja no vídeo abaixo o que mais ele falou sobre a nova linhagem de picapes da Volks.
Finalmente, a terceira pista foi a revelação de que a Volkswagen terá forte cooperação com sua parceira chinesa SAIC no projeto “Amarok South America”, conforme revelado pelo jornalista argentino Carlos Cristófalo no site Motor1. Na China, a SAIC revelou recentemente a picape Maxus Interstellar X, uma enorme caminhonete com carroceria monobloco e subchassi capaz de receber motorização elétrica ou a combustão.
O Interstellar X Truck tem dimensões de 5,500 m de comprimento, 2,005 metros de largura, 1,860 metros de altura e 3,300 m de distância entre eixos. O volume da caçamba é de 1.200 litros e tem as seguintes dimensões: 1.561 x 1.600 x 520 mm.
A Volkswagen, digamos assim, cansou de perder no segmento de picapes tradicionais, com carroceria sobre chassi. Faz tempo que a Amarok deixou de ter versões dedicadas ao trabalho. Por outro lado, o motor V6 abriu um nicho para a Volks, que já havia conquistado uma legião de fãs com a dirigibilidade da Amarok de primeira geração.
Mais tarde, esse refinamento na dirigibilidade foi muito melhorado no Ford Ranger. Mas o Volkswagen Amarok teria que receber uma montanha de dinheiro para seguir na mesma linha e não disputaria a liderança. Por isso, a Volks decidiu radicalizar. De alguma forma, a Nova Amarok será uma anti-Rampage, picape monobloco da Ram que faz sucesso no Brasil. Só que o novo Volkswagen Amarok será maior do que atual Ram Rampage. Vai manter o motor 3.0 V6 de 258 cv (ou 272 cv com overboost) para ter a mesma potência do modelo rival da Stellantis, que também tem 272 cv, mas num motor de 4 cilindros (Hurricane).
Ciro Possobom disse que, por enquanto, não háplanos de uma nova geração para o Volkswagen Saveiro. Ele está ampliando a produção da picapinha porque ela tem fila de espera, mesmo com um projeto já antigo (plataforma PQ24). Talvez a Volks prolongue a vida da atual Saveiro até onde der, como fez com a Kombi.
Está confirmada uma picape inédita – também com carroceria monobloco – para a fábrica de São José dos Pinhais (PR). Portanto, a partir de 2027, o portfólio de picapes da Volkswagen terá três modelos monobloco – o eterno VW Saveiro, o inédito produto que surgirá no Paraná, anti-Fiat Toro, e o VW Amarok monobloco, anti-Rampage, mas principalmente anti todos os rivais tradicionais.
Com isso, a picape Amarok vai sair de uma posição irrelevante no segmento para se transformar na rainha de um novo conceito construtivo, que se tornará comum com as futuras picapes híbridas plug-in e elétricas, como BYD Shark e Tesla Cybertuck. O Maxus Interstellar X é o modelo de inspiração para a revolução do produto Amarok.
Siga o Guia do carro no YouTube